Boa Vista fica encoberta por fumaça de queimadas

A qualidade do ar em Boa Vista, continua “muito ruim. A cidade está encoberta por fumaça.  O Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental registrou, na manhã desta terça-feira (26), 93.9 microgramas de partículas de poluição por metro cúbico. Para se ter ideia, essa concentração é quase setes vezes maior que o limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde.

Nas últimas 24 horas, a maioria absoluta das queimadas em território brasileiro se concentraram no Estado de Roraima, de acordo com o monitoramento da Universidade Estadual do Amazonas.

Durante o mês de fevereiro, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostram que Roraima concentrou dois terços de todos os focos de incêndio no Brasil. Foram cerca de dois mil focos só no mês passado, um recorde disparado nos últimos anos.

Depois de uma reunião emergencial nessa segunda-feira, o Comitê de Prevenção e Combate às Queimadas de Boa Vista fez uma série de recomendações para a população. Por exemplo: evitar atividades esportivas ao ar livre; usar máscara; não se esquecer da hidratação, principalmente os grupos de risco como crianças e idosos; e procurar a Unidade Básica de Saúde aos “primeiros” sinais de complicações respiratórias, tosse ou ardência nos olhos.

Segundo o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, a concentração da fumaça é decorrente das queimadas de outras cidades também.

Desde setembro de 2023, Roraima está em estado de emergência por conta do risco de incêndios. Essa situação de queimadas se repete nos países vizinhos, como Guiana, Suriname e Venezuela. No último domingo, a concentração de poluentes sobre a cidade era muito pior, quatros vezes a mais que o registrado nesta terça-feira.

FONTE: EBC – Boa Vista fica encoberta por fumaça de queimadas | Radioagência Nacional (ebc.com.br) 

Relacionada: Com ‘nuvem’ de fumaça, qualidade do ar na capital de Roraima é péssima – Agência Cenarium (agenciacenarium.com.br)