Em caráter de urgência, Forças Armadas resgatam criança na Terra Indígena Yanomami

Boa Vista (RR) – O Comando Operacional Conjunto CATRIMANI realizou, na noite desta quinta-feira, 15 de fevereiro, o resgate de uma criança indígena de Surucucu para Boa Vista, em apoio logístico de assistência humanitária na Terra Indígena Yanomami.

Foto: CMA EB

A ação das Forças Armadas aconteceu em coordenação com o DSEI Yanomami, Distrito Sanitário Especial Indígena, que solicitou o apoio à menina indígena picada por uma cobra-coral. Acompanhada de seu responsável, o resgate da menina foi realizado por meio da Evacuação Aeromédica (EVAM) na aeronave HM-1 Pantera do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx). Um médico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) acompanhou todo o resgate.

Essa é a segunda EVAM realizada no mês de fevereiro. No dia 7, foi feito o resgate de três crianças indígenas com malária, em uma exfiltração realizada com sucesso por uma aeronave HM-1 Pantera do 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx), presente na região para fortalecer a prontidão permanente da Aviação do Exército na TIY, em suporte aos povos originários.

A comunidade indígena fica a 270 quilômetros de distância em linha reta da capital, evidenciando a pronta resposta das Forças Armadas à emergência médica em áreas remotas e de difícil acesso.

Ao chegar na Base Aérea de Boa Vista, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) transferiu as crianças para atendimento médico especializado.

Esses esforços conjuntos entre militares e organizações de saúde locais são fundamentais para enfrentar os desafios apresentados pelas comunidades indígenas isoladas da região.

FONTE: Comando Militar da Amazônia Exército Brasileiro – Em caráter de urgência, Forças Armadas resgatam criança na Terra Indígena Yanomami (eb.mil.br)

Relacionadas:

      • 16ª Bda Inf Sl realiza ACISO em comunidade ribeirinha no Lago do Rio Tefé (eb.mil.br) – No dia 12 de fevereiro, em pleno feriado de Carnaval, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl) realizou uma Ação Cívico-Social (ACISO), com cerca de 70 atendimentos médicos e conscientização sobre a saúde bucal aos moradores da comunidade do Ipapocu, situada no lago do rio Tefé. A Brigada contou com profissionais de saúde, dentre eles, enfermeiros, especialistas em Clínica Geral e Pediatria.
      • Base de Operações do 7° PEF realiza inspeção fluvial e ACISO em comunidade na Comunidade Indígena de Santa Marta (eb.mil.br) – A Base de Operações do 7° Pelotão Especial de Fronteira, do Comando de Fronteira Rio Negro e 5º Batalhão de Infantaria de Selva realizou dias 08 e 09 de fevereiro uma Ação Cívico Social (ACISO) na Comunidade Indígena de Santa Marta, para atendimentos médicos e odontológicos junto aos indígenas da etnia Baniwa. A ação fez parte da Operação Rio Negro (Ágata Nível 1) que busca combater ilícitos transfronteiriços e a entrada de material não permitido na Terra Indígena. Para isso, os militares estabeleceram um Posto de Controle e Inspeção Fluvial na região.