Tropas do CMA atuam no combate ao garimpo ilegal em TIY

No mais recente esforço conjunto contra o garimpo ilegal em Terras Indígenas Yanomami (TIY), tropas do Comando Militar da Amazônia (CMA) partiram para uma operação coordenada com a Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Foto: CMA EB

Esta ação é parte integrante da Operação Ágata Fronteira Norte, sendo um esforço continuado no combate aos ilícitos ambientais na Amazônia Ocidental.

A Operação Ágata, instituída pelo Ministério da Defesa, opera com base nos princípios de máxima utilização de informações de inteligência, emprego pontual de efetivos, aproveitamento da surpresa e presença seletiva de outros órgãos e agências.

No contexto da atual operação, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva, representando o Comando Militar da Amazônia, conduz operações pontuais na Terra Indígena Yanomami, contando com o suporte estratégico de agências parceiras.

O enfrentamento aos delitos ambientais é prioridade para preservar não apenas o meio ambiente, mas também a integridade cultural e a saúde das comunidades indígenas afetadas.

Nesse sentido, o CMA reafirma seu compromisso com a defesa dos recursos naturais e na promoção da segurança na região, reforçando a importância da colaboração entre diferentes setores para alcançar resultados eficazes. A Operação Ágata Fronteira Norte representa mais um passo significativo nesse compromisso conjunto.

PUBLICADO POR: COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA EXÉRCITO BRASILEIRO – Tropas do CMA atuam no combate ao garimpo ilegal em TIY (eb.mil.br)