A questão do Essequibo – Crise envolvendo Guiana e Venezuela

Um mapa que está circulando nas redes sociais, em sites e portais mostra a provável  divisão política da República Bolivariana da Venezuela com a anexação da chamada Guiana Esequiba. Também aparece com as grafias: Guaiana Essequiba, Guayana Esequiba ou Guayana Essequiba.

Caso se confirme essa anexação, uma considerável parte do estado de Roraima ficará com fronteiras com a Venezuela ao Norte, a Leste e a Oeste. De maneira simples Roraima terá ao Norte o estado de Bolivar, a Leste a  zona da Guiana Esequiba, e a Oeste o estado venezuelano do Amazonas.

Se traçarmos uma linha reta entre o extremo sul do estado venezuelano do Amazonas e o extremo sul da Guiana Esequiba parte significativa do território de Roraima estará contida ao norte dessa linha. Também uma parte do Estado do Amazonas – conhecida como Cabeça do Cachorro – ficará ao norte da linha imaginária.

Google Maps – Ao norte da linha azul estão, entre outras as Terras Indígenas (TIs) Yanomami (AM e RR), São Marcos e Raposa Serra do Sol

Chama mais a atenção o fato que nessa região estão situadas diversas terras indígenas, a cavaleiro da linha fronteiriça. Habitadas por, entre outros povos: Yanomami, Wapichana, Ingarikó, Taurepangue, Pemon. Destaca-se o fato de uma grande parcela de Warao terem migrado da Venezuela para o Brasil, sendo que muitos ainda estão em. Roraima. Também houve migração de Warao para a Guiana – República Cooperativa da Guiana (Cooperative Republic of Guyana) 

A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas – aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) – cita: Artigo 4 – Os povos indígenas, no exercício do seu direito à autodeterminação, têm direito à autonomia ou ao autogoverno nas questões relacionadas a seus assuntos internos e locais, assim como a disporem dos meios para financiar suas funções autônomas. (grifo nosso)

FONTE: Pesquisa Equipe Ecoamazônia na Internet 

Relacionada: