Agricultura familiar entrega mais 15 toneladas de farinha de mandioca a indígenas do Oiapoque

A doação da farinha ao governo do estado amapaense faz parte da operação de compra do alimento pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Foto: Governo do Amapá.

As agricultoras e os agricultores familiares da Associação de Mulheres do Baixo Cajari (Ambac), da Associação dos Moradores e Produtores do Lago do Ajuruxi Reserva Agroextrativista do Cajari (Amplarex-ca) e da Associação de Moradores e Produtores da Reserva Agroextrativista do Baixo Cajari (Ampraex-ca) entregaram, no sábado (16), 15 toneladas de farinha de mandioca à Coordenação Estadual de Saúde Indígena (Coesi). O produto irá beneficiar famílias indígenas do município de Oiapoque. A doação da farinha ao governo do estado amapaense faz parte da operação de compra do alimento pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A primeira entrega de 10,5 toneladas de farinha ao governo do Amapá foi realizada no dia 21 de novembro, e a segunda, de 10 toneladas, no último dia 4 de dezembro. Ao todo, serão doadas 75 toneladas de farinha de mandioca adquiridas pela Conab dos produtores familiares da Ambac, da Amplarex-ca e Ampraex-ca, a fim de atender a situação de emergência das famílias indígenas que vivem no extremo norte do estado e sofrem com pragas nas plantações de maniva na região e estão impossibilitados de produzir o alimento.

Com isso, cerca de R$900 mil serão repassados aos agricultores e agricultoras envolvidos no fornecimento do alimento. A ação vai atender cerca de 2.500 famílias ao final das atividades. Cada família indígena receberá 30 quilos do produto.

PAA/CDS – A Compra com Doação Simultânea tem como finalidade o apoio aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a partir da aquisição de sua produção. Os alimentos são obtidos com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas.

Por: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Conab – AMAPÁ – Agricultura familiar entrega mais 15 toneladas de farinha de mandioca a indígenas do Oiapoque

Relacionadas: