Ibama combate incêndios florestais na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, no PA

Brigadistas também atuam em Oriximiná, no noroeste do estado

Foto: Ibama

Brasília (20/11/2023) – Brigadistas do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuam conjuntamente no combate e no controle de incêndios florestais na Reserva Extrativista (Resex) Tapajós – Arapiuns, em Santarém (PA), e no município de Oriximiná (PA), no noroeste do estado.

O Instituto, por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), mantém 36 brigadistas na região, desde a segunda quinzena de outubro.

Frentes de fogo foram combatidas nas vilas e microrregiões do Pinhel, Escrivão, Apacê, Jaurituba e Argentino. Foram efetuados 25 combates e 30.000 metros de aceiro (linhas de defesa).

Além de Ibama e ICMBio, colaboram no combate e controle das chamas equipes da prefeitura de Aveiro, bombeiros militares, a Brigada Voluntária de Alter do Chão, Projeto Saúde e Alegria, e voluntários da própria comunidade.

A operação teve início na contenção de dois incêndios iniciados no entorno da reserva: na comunidade de Escrivão, a aproximadamente três quilômetros da UC; e o segundo, de maior proporção, na comunidade de Apacê, a cinco quilômetros da mesma UC.

Em apoio ao ICMBio, o Ibama conta com a Brigada Especializada BR 163 Itaituba (PA); a Brigada de Novo Progresso (PA) e a Brigada Indígena Bau e Menkragnotire (PA), da etnia Kayapó. Há dois pilotos de drones reforçando a equipe.

A seca que atinge o rio Tapajós e outros rios amazônicos dificultou a logística de acesso às comunidades, principalmente no embarque e no desembarque de equipamentos e suprimentos.

A Resex Tapajós – Arapiuns foi criada em novembro de 1998, em Santarém (PA). Está localizada na margem esquerda no Rio Tapajós e possui área de 677.513,24ha. É uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, possui Plano de Manejo e está vinculada ao ICMBio.

Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama combate incêndios florestais na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, no PA — Ibama (www.gov.br) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *