Finep viabiliza apresentação de projeto de estudantes de escola pública na COP 28

Alunos da escola E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha, de São Carlos (SP), foram os únicos brasileiros selecionados pela Unesco para participar da Cúpula do Clima (COP28), que começa no final de novembro (30) e se estende até dezembro (12), em Dubai. O clube de ciência da escola criou o projeto inovador que tem o objetivo de minimizar os efeitos das mudanças climáticas no planeta. Os alunos, através do patrocínio da Finep, estão se preparando para embarcar rumo aos Emirados Árabes para expor os resultados desta pesquisa frente às autoridades internacionais.

Foto postada em: FINEP

O aquário de microalgas produzido pelos estudantes mostra como o cultivo e a biorremediação desses seres vivos unicelulares é capaz de retirar gás carbônico da atmosfera, um poluente no ar, e produzir 50 vezes mais oxigênio do que uma árvore em crescimento.

“Quando a gente pensa em sequestro de carbono, a gente pensa nas árvores, nas plantas e não nas microalgas, nos microorganismos que já estão presentes ali. E elas têm um potencial muito maior nesse sequestro de carbono e na liberação do oxigênio”, explica a estudante Iara Berto Pena.

O projeto foi feito a partir de uma análise de amostras das microalgas em um aquário, onde os seres foram alimentados com um tipo de ração específica. Durante a experiência no laboratório, luzes artificiais fizeram o papel do sol, ambiente perfeito para a fotossíntese das algas. Quando replicada em grande escala, a experiência se torna eficiente para a alteração da qualidade do ar.

Os alunos de São Carlos foram contemplados com um patrocínio da Finep pelo seu desempenho em apresentar uma solução inovadora para minimizar os efeitos das mudanças climáticas e transformar a realidade em um futuro sustentável.

PUBLICADO POR: FINEP – Finep viabiliza apresentação de projeto de estudantes de escola pública na COP 28  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *