FAB transporta brigadistas para combate a incêndios no Amazonas

A aeronave C-130 levou cerca de 50 brigadistas e mais de 6 toneladas de equipamentos para auxiliar na ação

Foto: Força Aérea Brasileira FAB

Dezenas de incêndios florestais estão sendo registrados no estado do Amazonas e, para reforçar o combate ao avanço dessas queimadas na região nos últimos dois meses, a Força Aérea Brasileira (FAB) transportou de Brasília (DF) a Manaus (AM), entre os dias 15 e 17/10, cerca de 60 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

Além do efetivo, o transporte aéreo realizado pelas aeronaves C-130 Hércules da FAB também incluiu mais de seis toneladas em equipamentos de Proteção Individual (EPIs), materiais de apoio e de combate a incêndio, como cantis, facões, lanternas, pinga-fogo e abafadores, além de veículos que também serão utilizados para atender a demanda das cidades que estão em emergência ambiental na região.

O Comandante de uma das aeronaves, Major Aviador Guilherme Guimarães Neto, destacou aspectos importantes do apoio aéreo logístico da FAB na missão. “A importância se dá em utilizar a agilidade e a prontidão do C-130 Hércules em prover uma logística rápida para o envio de brigadistas designados para atuarem no combate aos incêndios florestais, assim como seus equipamentos”, pontuou.

O Coordenador do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama no Ceará, Kurtis François Bastos, explicou como o transporte aéreo da FAB influenciou para a agilidade no envio dos brigadistas. “A Força Aérea Brasileira fez um papel importante na Operação, por disponibilizar aviões que pudessem carregar tanto os nossos recursos humanos como logísticos para o avanço no combate aos incêndios florestais”, explicou.

Assista ao vídeo aqui.

Fotos: Soldado Werick / BAMN
Fonte: Agência Força Aérea, Tenentes Gabrielle e Myrea
Edição: Agência Força Aérea – FAB transporta brigadistas para combate a incêndios no Amazonas – Força Aérea Brasileira    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *