Ação repressiva da Operação Ágata Fronteira Norte resulta em detenção de mais uma pessoa na TIY

Ação de patrulha acarretou na prisão de suspeito em atividade de garimpo ilegal na região de Palimiu

Na terça-feira (12/09), as Forças Armadas, em coordenação com a Polícia Federal (PF) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), prenderam mais um suspeito de envolvimento em atividade de garimpo ilegal, durante patrulhamento realizado nas proximidades da comunidade de Palimiu, na Terra Indígena Yanomami (TIY), no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte.

O suspeito foi transportado para Boa Vista, onde foi submetido a exames clínicos de higidez física e encaminhado para a sede da Superintendência da Polícia Federal.

Na ocasião, também foram apreendidos três gramas de ouro, uma balança de precisão e três celulares.

A ação dá continuidade ao trabalho repressivo de combate a crimes transfronteiriços e ambientais na TIY, que já contabiliza 146 presos, desde o início da operação, obtendo expressiva redução de aproximadamente 95% nas atividades de garimpo ilegal, segundo dados das agências.

A Operação Ágata Fronteira Norte é uma ação conjunta e interagências, coordenada entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.

Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte
Comunicação Social
FONTE: Correio Eletrônico (e-mail) recebido do autor