Policia Federal e IBAMA combatem desmatamento ilegal na Amazônia

Operação Porto Amazônia interrompe comércio e transporte ilegal de madeira na região de Belém/PA

Foto postada em: Polícia Federal DPF

Belém/PA – A Polícia Federal, em atuação conjunta com o IBAMA, deflagrou, nesta última sexta (4/8), a Operação Porto Amazônico com o objetivo de identificar portos particulares em que ocorrem o transporte e o comércio de madeira ilegal no Pará. O trabalho é a trigésima terceira operação da Polícia Federal contra crimes ambientais na região em 2023.

Nos locais alvos da ação foram identificados maquinários utilizados em crimes ambientais, bem como madeiras sem documentação de origem ou autorização para o transporte e comércio.

As investigações indicam que a madeira encontrada transportada em barcos seria oriunda de desmatamento ilegal da Ilha de Marajó e região, e teria como destino o nordeste do país.

Três suspeitos foram ouvidos e liberados e poderão responder pelo comércio ilegal de madeira e recepção qualificada, dentre outros delitos.

As ações de combate a ilícitos ambientais reduziram expressivamente o avanço de garimpos e desmatamentos no Pará no primeiro semestre de 2023, como mostram os registros por sistemas de satélites que monitoram a área utilizados pela PF.

Nos meses de janeiro a junho de 2023, o estado registrou aproximadamente 1636 km² de novas áreas desmatadas, valor mais de 50% inferior aos 3287 km² registrados em 2022.

Já em relação às atividades de garimpo ilegal, a PF identificou uma redução de 40,66%, de um total de 74,55 km² no primeiro semestre de 2022 para 44,24 km² em 2023.

As reduções são frutos da intensificação do combate aos crimes ambientais cometidos na Amazônia. Neste contexto, a Polícia Federal já deflagrou mais de 30 grandes operações policiais no estado do Pará neste ano.

A atuação da PF ocorre em duas frentes: a primeira em sua atuação como polícia judiciária, conduzindo investigações que buscam identificar o cometimento de crimes e responsabilizar os criminosos, e a segunda, em que atua de forma ostensiva, com ações de repressão com o foco na interrupção dos ilícitos, com a destruição de maquinários e ferramentas do crime e na prisão de suspeitos em flagrante.

Destaca-se que o sucesso das ações é fruto da atuação conjunta da PF com outros órgãos envolvidos na temática, como as Forças Armadas, IBAMA, ICMbio, FUNAI, INCRA e tantos outros órgãos, ora apoiando, ora sendo apoiada.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará – Policia Federal e IBAMA combatem desmatamento ilegal na Amazônia — Polícia Federal (www.gov.br)

Relacionada:

PF e PM/RR prendem foragido por homicídio na Terra Indígena Yanomami — Polícia Federal (www.gov.br) – A Polícia Federal prendeu, com apoio da PM/RR, nesta sexta-feira (4/8), um dos suspeitos de efetuar disparos contra indígenas em abril de 2023, resultando em duas pessoas feridas e um óbito. O mandado de prisão foi expedido pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Roraima. O indivíduo estava foragido desde junho deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *