Operação Sempre Verde combate mineração e desmatamento no Pará

Fiscalização gerou 19 milhões de reais em bens apreendidos

Foto: Acervo ICMBio

Desde o início de agosto, fiscais do Instituto Chico Mendes e Ibama, com apoio da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Força Nacional (FN), percorrem unidades de conservação no Pará, no entorno das estradas BR-163 e 230 para combater desmatamento e mineração ilegais.

A operação está concentrada na Floresta Nacional do Amana, mas abarca outras unidades ao redor.  

Segundo o coordenador da operação, Lincoln Michalski, os agentes de fiscalização apreenderam até o momento mais de 19 milhões de reais em bens. “São motores estacionários, pás carregadeiras, geradores, motosserras, tratores, caminhões e motos, todos usados para cometer o crime ambiental”, disse Michalski.

Além disso, os fiscais encontraram quase uma dezena de armas, dezenas de cartuchos de munição e até um equipamento para uso de internet via satélite. Ainda segundo Michalski, os fiscais embargaram cerca de 250 hectares de área degradada pelo desmatamento e garimpo.  

Comunicação ICMBio – Operação Sempre Verde combate mineração e desmatamento no Pará — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (www.gov.br)