Equipe do Ibama é atacada ao fiscalizar garimpo ilegal no Pará

Uma equipe do Ibama foi atacada a tiros durante uma ação de fiscalização contra o garimpo ilegal na Área de Proteção Ambiental do Tapajós, no Pará, nessa sexta-feira (25). Os agentes reagiram; e um suspeito foi ferido no confronto. Ele foi socorrido e levado de helicóptero para a cidade de Itaituba, mas não resistiu.  

De acordo com o Ibama, a região do Tapajós, que compreende os municípios de Itaituba, Jacareacanga e Novo Progresso, concentra a maior quantidade de alertas de garimpo no país, principalmente em Unidades de Conservação e Terras Indígenas. E o órgão está em operação na região desde o dia 10 de agosto. De lá para cá, foi possível reduzir cerca de 90% os alertas de garimpo.

Até o momento, mais de 200 equipamentos e 10 veículos apreendidos com os garimpeiros foram destruídos, como escavadeiras hidráulicas, dragas, motores, carretas-tanque e caminhonetes. Além disso, os agentes do Ibama também desmobilizaram 29 acampamentos de apoio aos grupos ilegais.

A ação é realizada em conjunto com o ICMBio e tem apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública e Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

PUBLICADO POR: RADIOAGÊNCIA NACIONAL EBC – Equipe do Ibama é atacada ao fiscalizar garimpo ilegal no Pará | Radioagência Nacional (ebc.com.br) 

Relacionadas: