Forças Armadas reagem em ação contra garimpeiros ilegais

Boa Vista (RR) – No contexto da Operação Ágata Fronteira Norte, tropas das Forças Armadas foram mobilizadas para realizar uma ação de combate ao garimpo ilegal na área de Uaicás, na Terra Indígena Yanomami (TIY). 

Foto: CMA EB

A ação consistiu em uma patrulha na selva, durante a qual os militares foram recebidos a tiros pelos garimpeiros ilegais presentes na área. Como resposta ao ataque, a tropa engajou-se no confronto, mas os garimpeiros conseguiram escapar.

Durante a operação, foram realizadas apreensões e destruições de itens utilizados pelos garimpeiros ilegais, incluindo uma antena de internet, um celular, mercúrio, dois barracões, um motor gerador de energia, um freezer, um fogão e um botijão de gás.

Após a ação, uma mulher ferida por arma de fogo foi encontrada e imediatamente recebeu atendimento médico pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Suspeita-se que o ferimento na perna tenha ocorrido durante o confronto com os garimpeiros. Devido à gravidade dos ferimentos, ela será transferida para a cidade de Boa Vista (RR) para receber atendimento médico especializado e permitir posteriores averiguações sobre o incidente.

PUBLICADO POR: COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA CMA – Forças Armadas reagem em ação contra garimpeiros ilegais (eb.mil.br)