Belém recebe seminário sobre desafios e oportunidades do açaí

Nos dias 1 e 2 de agosto, Belém recebe o seminário “A cadeia do açaí no estado do Pará: desafios e oportunidades para a sustentabilidade”. O evento irá promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre os desafios da cadeia para apresentar políticas e programas que possam contribuir com uma economia inclusiva e de baixas emissões.

Foto postada em: IPAM Amazônia

O seminário é uma realização do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) em parceria com a SEDAP (Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca), a SEAF (Secretaria de Agricultura Familiar do Estado do Pará), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

“O açaí é uma das maiores riquezas do estado do Pará, seja por sua importância social, econômica e ambiental. Por isso, estão convidados para o evento agricultores familiares, extrativistas, e demais atores com interesse no desenvolvimento da cadeia de valor do açaí no estado do Pará”, afirma o secretário de Estado de Agricultura Familiar do Pará, Cassio Pereira.

Também participam do evento representantes de cooperativas, associações, indústria, setor financeiro, gestores públicos, pesquisadores, entre outros. “Eventos como esse possibilitam que os diversos atores da cadeia conheçam e discutam os avanços e desafios para propor políticas públicas que beneficiem o setor como um todo”, afirma o gerente de fruticultura da Secretaria da Agricultura e Pesca do Pará, Geraldo Tavares.

Para Lucimar Souza, diretora de Desenvolvimento Territorial do IPAM, o seminário destaca a relevância dos extrativistas e agricultores familiares para o país. “O trabalho desempenhado por essas pessoas contribui para a sustentabilidade do planeta e deve ser apoiado em todas as esferas e em todas as cadeias produtivas”, ressalta.

Por Sara Leal*
*Coordenadora de comunicação do IPAM, sara.pereira@ipam.org.br

PROGRAMAÇÃO: IPAM AMAZÔNIA

PUBLICADO POR: Belém recebe seminário sobre desafios e oportunidades do açaí – IPAM Amazônia 

Relacionadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: