Rios da Bacia do Amazonas iniciam período de vazante

Estações monitoradas pelo Sistema de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil indicam que o nível das águas começou a registrar descidas normais para o período

Rio Negro. Foto: Divulgação/Porto de Manaus

Os rios Negro, Solimões e Amazonas – principais rios que formam a Bacia do Rio Amazonas, no norte do país – iniciaram o período de vazante, ou seja, processo de descida do nível das águas. É o que revela o monitoramento do Sistema de Alerta Hidrológico da região (SAH Amazonas), operado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

“Na maioria das estações monitoradas, estamos em processo de vazante, com descidas normais para o período”, explica a pesquisadora em geociências do SGB e responsável pelo SAH Amazonas, Jussara Cury.

De acordo com os dados disponíveis no último boletim, publicado na sexta-feira (21), o Rio Amazonas manteve o processo de recessão nas estações monitoradas e registrou, ao longo da semana, descidas médias diárias de 4 cm em Careiro da Várzea e Itacoatiara, e 3 cm em Parintins.

O boletim indica que o Amazonas atingiu cota de 15,08 m em Careiro; 12,74 m em Itacoatiara; e 7,37 m em Parintins. As cotas máximas alcançadas pelo rio na cheia deste ano foram: 13,77 m em Itacoatiara, em 30 de maio; e 8,30 m em Parintins, em 27 de maio.

As estações dos rios Negro, em Manaus (AM), e Solimões, em Manacapuru (AM), registraram descida média diária de 5 cm. Segundo o boletim, em Manaus a cota atingiu 27,30 m e, em Manacapuru, 18,32 m. Neste ano, os rios atingiram respectivamente as cotas máximas de 28,30 m (em 13 de junho) e 19,20 m (em 14 de junho).

Já a estação do Solimões, em Tabatinga, que estava em fase de recessão intensa, estabilizou e se aproxima da faixa de normalidade para a época, com cota de 4,65 metros. No Alto Rio Negro, o rio voltou a subir, após ter estabilizado; e a cota, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), registrou 9,82 m. A região é localizada em área conhecida como Cabeça de Cachorro, que engloba também a cidade de Santa Isabel do Rio Negro (AM).

Importância dos dados hidrológicos

As informações geradas pelo Sistema de Alerta Hidrológico do SGB são fundamentais para subsidiar ações dos gestores públicos e das defesas civis estadual e municipais. Além disso, ajudam a população e setores produtivos na tomada de decisões, pois os níveis dos rios impactam atividades produtivas e a navegabilidade na região.

Os boletins de monitoramento do SAH Amazonas podem ser consultados aqui.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – Rios da Bacia do Amazonas iniciam período de vazante (cprm.gov.br)