Marinha presta assistência hospitalar durante Operação “Ágata Fronteira Norte”

Nos dias 19 e 20 de junho, o Navio-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares” prestou apoio médico a 73 indígenas que, em pequenas embarcações ribeirinhas, dirigiram-se até o navio em busca de cuidados hospitalares.

Foto: Marinha do Brasil

A ação aconteceu no decorrer das operações de controle de área fluvial, conduzidas pelo Grupo-Tarefa Ribeirinho, responsável pelo monitoramento do fluxo de embarcações e esclarecimento da foz do rio Catrimani.

A equipe do navio avaliou o estado geral de saúde dos indígenas, forneceu água e outros suprimentos, e doou coletes salva-vidas, a fim de promover a segurança da navegação, durante as travessias em embarcações ribeirinhas.

Durante esta operação de Assistência Hospitalar (ASSHOP) não programada, famílias inteiras, compostas por mulheres, crianças e idosos, que habitam a região do Baixo Catrimani, puderam ser atendidas.

O Grupo-Tarefa Ribeirinho pertence à Força Naval Componente, que atua em Roraima, sob a coordenação do Comando Conjunto da Operação “Ágata Fronteira Norte”, subordinado ao Ministério da Defesa.

Um dos vetores de atuação na operação em andamento é a realização de assistência humanitária aos indígenas. Ações como esta reafirmam o compromisso das Forças Armadas em contribuir com o bem-estar da população brasileira, otimizada pela capacidade de poder se fazer presente em todo território nacional.

PUBLICADO POR: Agência Marinha de Notícias – Marinha presta assistência hospitalar durante Operação “Ágata Fronteira Norte” | Marinha do Brasil