Ambientalistas querem barrar exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Documento assinado por 80 organizações, enviado a representantes do governo Lula, pede um estudo ambiental antes da exploração de petróleo

Oton Barros – DSR/OBT/INPE – Postada em: ClIMAINFO

Representantes de 80 organizações da sociedade civil enviaram, nesta quarta-feira (12/4), um ofício que alerta ministérios e órgãos do governo federal para que não seja emitida licença de extração de petróleo e gás na Foz do Amazonas.

A Foz do Amazonas está localizada na Margem Equatorial, local apontado como rico em petróleo pela Petrobras na fronteira entre o litoral do Amapá e o Rio Grande do Norte. Com os recursos fósseis localizados em águas profundas e ultra profundas, a estatal prevê um investimento de US$ 2 bilhões para explorar a região.

Para as organizações da sociedade civil, a busca de petróleo na Foz do Amazonas irá ampliar a extração de petróleo e gás natural em toda a Margem Equatorial Brasileira. “A abertura dessa nova fronteira exploratória é uma ameaça a esses ecossistemas e, também, é incoerente com os compromissos assumidos pelo governo brasileiro perante a população brasileira e a comunidade global”, aponta um trecho do documento.

Os ambientalistas defendem que a licença de exploração não ocorra antes de uma análise multidisciplinar, com abrangência regional, para verificar os possíveis impactos na extração do “novo pré-sal”.

Maria Eduarda Portela

CONTEÚDO, NA ÍNTEGRA, DISPONÍVEL EM: Ambientalistas querem barrar exploração de petróleo na Foz do Amazonas | Metrópoles (metropoles.com) 

Relacionadas: