Comissão debate exploração de petróleo e gás natural na margem equatorial do rio Amazonas

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na quarta-feira (14) sobre a exploração de petróleo e gás natural na Margem Equatorial, área que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte.

O Ministério de Minas e Energia afirma que a exploração petrolífera nessa área é essencial para manter a produção brasileira, que tem tendência de queda a partir de 2029.

A Petrobras pediu autorização ao Ibama para fazer testes de exploração de petróleo e gás em uma área a 500 km da foz do rio Amazonas. O pedido foi negado; porém, novo pedido foi feito e o Ibama anunciou que vai analisar a demanda.

“A ampliação e até mesmo a manutenção dos níveis de produção de petróleo e gás natural dependem de novas descobertas, porquanto os campos de petróleo apresentam declínio natural de produção. Para que isso aconteça, é necessária a realização de investimentos em exploração de petróleo e gás natural”, diz o deputado Rodrigo de Castro (União-MG), autor do pedido para a realização do debate.

Foram convidados, entre outros:
– o diretor do Departamento de Políticas de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Rafael Bastos;
– a diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Symone Christine de Santana Araújo; e
– o gerente-geral de Ativos Exploratórios da Petrobras, Rogério Soares Cunha.

Fonte: Agência Câmara de Notícias – Comissão debate exploração de petróleo e gás natural na margem equatorial do rio Amazonas – Notícias – Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br)