Vem aí a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena

Comissão organizadora se reuniu em Brasília para debater os próximos passos do evento que vai atualizar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.

Efetividade! Com ênfase nesta palavra, o Secretário Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, Reginaldo Ramos Machado, abriu a 19ª Reunião Ordinária da Comissão Organizadora da 6ª edição da Conferência Nacional de Saúde Indígena (CNSI). O evento de trabalho ocorreu em Brasília, nos dias 19 e 20 de maio, e contou com a participação de representantes das comissões temáticas de diversas partes do país. O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, também esteve presente.

Durante a abertura, Machado destacou a necessidade de se trabalhar com dinamismo e união, a fim de estruturar um evento que, de fato, encontre mecanismos de melhoria do atendimento básico oferecido à população indígena. Além disso, o Secretário também informou que todas as equipes da SESAI estão mobilizadas e comprometidas com a realização da conferência.

“Sempre que falarmos da 6ª Conferência, precisamos mostrar nosso entusiasmo e alegria, para despertar esses sentimentos nos participantes. Aqui na SESAI todos nós estamos trabalhando com sinergia, união e foco para a realização da melhor conferência de todas”, comenta.

Empenho  

O secretário-geral da 6ª Conferência, Willian Cesar Lopes Domingues, disse que é possível sentir o comprometimento da Secretaria com a realização do evento. “A sexta edição será a melhor e maior de todas. Ela já é um marco, graças ao seu processo de planejamento. De fato, sinto o empenho da SESAI em implementar as decisões e atuar pela realização da 6ª CNSI”, declara.

De acordo com Willian, ao longo dos dois dias de trabalho, a comissão organizadora pode resgatar materiais e definições já estruturadas nas etapas locais e distritais. A pauta da 19ª reunião ordinária contou com debates a respeito da composição das comissões temáticas, indicação de coordenadores, divulgação da 6ª CNSI, apresentação e aprovação do Regimento Interno, atualização do status da realização do evento e definição da agenda de trabalho para os grupos responsáveis.

Sobre a Conferência 

A 6ª CNSI é uma realização da Conselho Nacional de Saúde e Ministério da Saúde. A expectativa é de que pelo menos dois mil delegados indígenas, eleitos por seus distritos, participem do debate de propostas e diretrizes que revisem e atualizem as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, previstas na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI), aprovada há 20 anos. A última edição da Conferência ocorreu em Brasília em dezembro de 2013, reunindo 1.226 delegados.

Texto: Aurélio Prado – Nucom/SESAI – SAÚDE INDÍGENA MINISTÉRIO DA SAÚDE

Um comentário em “Vem aí a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena”

  1. Queremos informação todos os tempos reais e na horas exatas.

    * A equipe do ECOAMAZÔNIA esclarece que o conteúdo e opiniões expressas nos COMENTÁRIOS são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião deste ‘site”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *