38ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 23 de abril de 2022, sábado, a 38ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “As Fortificações Coloniais da Amazônia: tecnologias e materiais construtivos”, tendo como convidada a Arq. Roseane Norat.   

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 38ª Tertúlia Portugal – Brasil:

38ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 23 de abril de 2022,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “As Fortificações Coloniais da Amazônia: tecnologias e materiais construtivos”

Apresentação: Arq. Roseane Norat

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube:   https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil
Canal de Podcasts:
https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil

Resumo de Comunicação
A ocupação da Amazônia a partir da colonização europeia tem nas fortificações militares a representação material da conquista do território e contribuíram para o avanço e delimitação das fronteiras que se expandiram. As estruturas que resistiram e chegaram aos nossos dias são marcos do colossal trabalho de se estabelecer numa região em que a floresta impõe desafios de permanência, deslocamentos, acesso aos materiais construtivos, à mão de obra e aos rigores do intemperismo tropical. Outras tantas estruturas foram demolidas no processo de consolidação urbana, na ocupação de zonas rurais distantes de centros urbanos ou mesmo foram alvo de sinistros. Apesar das fortificações desaparecidas, ainda restam aquelas dispersas no território desta que é a maior bacia hidrográfica do planeta. O grau de conservação das fortificações remanescentes é variável. Há fortificações monumentais preservadas e até bem cuidadas, assim como as que estão em ruínas, porém com perspectivas de consolidação, ou aquelas em que seus vestígios foram consolidados embora sua significância para a comunidade ainda seja outro desafio a superar. Porém, há as que os restos de suas estruturas são gradativamente sorvidos pela floresta ou as bases em que estabeleceram sofreram e continuam padecendo com a erosão fluvial. A palestra tem por objetivo apresentar um panorama breve sobre as fortificações da região com especial ênfase nas estruturas remanescentes e suas técnicas e materiais construtivos como forma de diálogo e compartilhamento de informações e experiências.

Sobre a convidada
Roseane Norat é Arquiteta e Urbanista/UFPA, Doutora em Ciências/Geoquímica e Petrologia/PPPGG/UFPA, Mestre em Ciências da Arquitetura/UFRJ, Especialista em Restauração e Preservação do Patrimônio Arquitetônico/UFPA. Diretora da Faculdade de Conservação e Restauro/UFPA. Coordenadora de Extensão do LACORE/UFPA. Representante Região Norte no ICOMOS/Brasil. Membro do Comitê Científico Nacional de Fortificações e Patrimônio Cultural de Origem Militar (CCBrFort) e do Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Militar (ICOFORT).

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL 

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos