74ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 13 de janeiro de 2024, sábado, a 74ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “A presença portuguesa na Amazônia Ocidental: o Real Forte Príncipe da Beira”, tendo como convidado “Hiram Reis e Silva”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 74ª Tertúlia Portugal – Brasil:

74ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 13 de janeiro de 2024,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “A presença portuguesa na Amazônia Ocidental: o Real Forte Príncipe da Beira

Apresentação: “Hiram Reis e Silva”

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube

Canal de Podcasts: Tertúlias Portugal – Brasil • Um podcast no Spotify for Podcasters

Instagram: @tertuliasportugalbrasil

Resumo da Comunicação:  A presença portuguesa na Amazônia Ocidental, o imponente Real Forte Príncipe da Beira. A presença estrangeira no início do Século XX, a viagem de Theodore Roosevelt e Candido Mariano da Silva Rondon explorando o Rio da Dúvida. Relembrando a história, refazendo o trajeto percorrido por Roosevelt e Rondon, no Rio Roosevelt, assim denominado em homenagem ao ex-presidente norte-americano.

Sobre o convidado: Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de Engenharia – veterano, Analista de Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor e Colunista. Define-se como: um *Canoeiro eternamente em busca da Terceira Margem*. Campeão do II Circuito de Canoagem do Mato Grosso do Sul (1989); Ex-Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Ex-Pesquisador do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx); Ex-Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – RS (IDMM – RS); Ex-Membro do 4° Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul (CMS); Ex-Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS); Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS – RS); Membro da Academia de Letras do Estado de Rondônia (ACLER – RO); Membro da Academia Vilhenense de Letras (AVL – RO); Comendador da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Sul (AMLERS); Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTAP); Colaborador Emérito da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG); e Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN).

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal-Brasil: 

        • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
        • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
        • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *