Indígenas defendem o protagonismo e a autonomia de suas comunidades

Lideranças indígenas de diferentes etnias têm se manifestado a favor da busca por melhores condições de vida e obtenção de recursos por meio do desenvolvimento sustentável nas aldeias. Em mensagens de vídeo, eles defendem o direito dos indígenas na tomada de decisão e o incentivo à autonomia das comunidades por meio da produção sustentável, com projetos voltados à geração de renda nas aldeias e o fortalecimento cultural dos indígenas.

Irisnaide Macuxi, presidente da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiurr). Foto: Diego Gurgel/Secom-AC – Postada em: FUNAI

A Fundação Nacional do Índio (Funai) apoia iniciativas que promovem, de forma responsável, o protagonismo das etnias. Confira os depoimentos abaixo.

O cacique da aldeia Massepô e presidente da Cooperativa de Produtores e Agricultores Indígenas do Brasil, Felisberto Cupudunepá, afirma que os indígenas da etnia Umutina, do Mato Grosso (MT) defendem a autonomia para garantir melhores condições de vida. “Hoje a nossa população quer desenvolvimento, quer mostrar trabalho e garantir acesso de qualidade à saúde e educação. Queremos determinar o nosso caminho e definir estratégias viáveis para garantir ainda mais conquistas”, afirma o cacique.

Para Edson Bakairi, uma das lideranças das atividades agrícolas da etnia Bakairi no MT, garantir a autonomia das comunidades significa respeitar a trajetória dos indígenas e apoiar o seu desenvolvimento futuro. “Devemos ter um pensamento fixo para atingir o protagonismo que buscamos, assim vamos conseguir melhorar a qualidade de vida nas nossas comunidades”, pontua.

Liderança da etnia Terena, Samuel Colman se manifesta em defesa da liberdade dos indígenas. “Queremos construir nosso futuro sem a interferência externa e poder escrever nossa história conforme nossa língua e costumes. Nos últimos anos nós evoluímos nos formatos de trabalho, tivemos conquistas importantes e podemos muito mais”, ressalta Samuel.

Veja outros depoimentos:

Assessoria de Comunicação / FUNAI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *