Novo grupo indígena isolado é descoberto no AM e organizações cobram ações da Funai

De acordo com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), grupo foi identificado na região de Lábrea, no Sul do Amazonas, há cerca de 5 meses. Funai diz que tem analisado relatos sobre a possível existência do grupo na região. Área de desmatamento no município de Lábrea , onde novo grupo foi identificado.

Lábrea AM – Google Maps

Um novo grupo de indígenas isolados foi identificado na região de Lábrea, no Sul do Amazonas. A informação foi divulgada pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), que criticou também a inércia da Fundação Nacional do Índio (Funai) em relação à proteção do grupo. Com a descoberta, o grupo será o 115º povo isolado a ser identificado no Brasil.

De acordo com a Coiab, o grupo foi descoberto há cerca de 5 meses, em setembro. Questões como a falta de proteção na área habitada por eles, avanço de síndromes gripais entre povos indígenas na região e falta de políticas públicas geram preocupação à organização

O gerente de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato da Coiab, Luciano Pohl, explicou sobre o trabalho das equipes que realizam o monitoramento diretamente com indígenas.

“A Funai não repassa essas informações. A Coiab tem sua estrutura e sua base de ação, que faz esse mapeamento. Essa informação chegou para a gente através dessa rede de informações que montamos com povos indígenas, com trabalho de base”, informou.

Segundo Luciano, até a identificação do grupo vir à tona, há 5 meses, acreditava-se que eles pertenciam aos Himerimã, outro grupo já mapeado pela Funai que vive na área, e visitavam o território esporadicamente.

“Essa nova descoberta é um fato a ser comemorado, pois é um novo grupo, uma nova visão de mundo, uma nova vertente. Mas o fato da Funai estar escondendo essa informação preocupa, nesse contexto político que a gente vive, a baixa vacinação como um todo, o desmonte das politicas públicas”, explicou.

MEIO AMBIENTE  –  Real Radio Tv Brasil

ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM:     REAL RÁDIO TV BRASIL  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *