Funai deixa de renovar medida que protege povos isolados

Fundação argumenta que decisão decorre de não ter havido localização de grupos indígenas em mais de uma década, mas pode ser revista 

A Fundação Nacional do Índio (Funai) decidiu não reeditar a portaria que mantinha desde 2011 a interdição da área denominada Ituna Itatá, apontada pelo Ministério Público Federal e especialistas como uma medida fundamental para a proteção de povos indígenas isolados. A área é localizada nos municípios de Altamira e Senador Porfírio, no Pará.

Segundo a Funai, não houve localização de grupos isolados após mais de uma década de monitoramento e “sucessivas portarias de interdição”, além de expedições e estudos técnicos na região de Ituna Itatá. “A Funai entende que não há elementos que justifiquem a edição de uma nova portaria de interdição da área. A fundação ressalta que permanece acompanhando, de forma constante e permanente, as áreas indígenas do interflúvio Xingu-Bacajá, nas Terras Indígenas Trincheira Bacajá e Koatinemo, não descartando a possibilidade de que os supostos indígenas isolados possam ter se deslocado para essas regiões do entorno”, informa o órgão. “Não foram localizados nem identificados grupos em isolamento no local.”

Veja o texto na íntegra: Valor

PUBLICADO POR:    JORNAL DA CIÊNCIA SBPC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *