Combate às queimadas é planejado por especialistas

Brasília (DF), 23/06/2021 – Nesta quarta-feira (23), teve início o Seminário para Planejamento do Combate às Queimadas 2021, no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), em Brasília. O Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira, participou da abertura do evento representando o Ministro Walter Souza Braga Netto.

Postada em: Ministério da Defesa

O Secretário-Geral ressaltou que o encontro é de importância vital para a adoção de medidas coordenadas no enfrentamento às queimadas. “Após recorrentes incêndios na Amazônia Legal e no Pantanal, é extremamente importante trabalharmos em planejamento proativo, com antecipação do combate às causas desses eventos externos”, sublinhou. Ele Reforçou que as experiências das Forças Armadas e das agências, nas Operações Verde Brasil I e II, foram fundamentais na luta pela preservação do meio ambiente.

Como parte da programação do evento, o assessor do Censipam Henrique Bernini apresentou o novo sistema de monitoramento de queimadas e o produto de rastreio do fogo desenvolvido pelo Centro Gestor. Representantes de agências e órgãos governamentais relacionados ao meio ambiente expuseram o panorama das queimadas na Amazônia em 2020, e no Pantanal. Trouxeram, ainda, o mapeamento de cicatrizes de fogo no Brasil e o serviço de monitoramento de eventos individuais de queimadas e incêndios.

O evento, que ocorre por videoconferência e de forma presencial, nas instalações do CENSIPAM, tem transmissão ao vivo por canal do Youtube (link). As atividades prosseguem até o fim desta tarde e terão continuidade na quarta-feira (24), pela manhã, quando serão aplicados questionários sobre a customização do serviço de monitoramento aplicado à realidade dos parceiros. Em seguida, o Seminário será finalizado com a consolidação e a apresentação dos resultados.

Por Mariana Alvarenga, editado por Margareth Lourenço
Foto: Antonio Oliveira

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *