Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Solimões” realiza sondagem nos rios Negro e Branco

O Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Solimões”, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9), está realizando atividades de sondagem no Rio Branco, nas proximidades da cidade de Caracaraí (RR), em cumprimento ao III Plano Cartográfico Náutico Brasileiro (III PCNB).

Atividades de sondagem permitirão confecção de documentos cartográficos – Postado em: Marinha do Brasil

A comissão compreende também a sondagem na confluência entre os rios Negro e Branco, em atendimento ao Programa Pró-Amazônia Azul. O navio partiu de Manaus (AM), no dia 1° de junho, dando início à comissão que seguirá até 15 de julho.

Os Levantamentos Hidrográficos (LH) realizados pela Marinha no Rio Branco gerarão subsídios para a confecção de documentos cartográficos, em cumprimento ao III PCNB, contribuindo para o estabelecimento de uma rota segura às embarcações, devido às alterações constantes de batimetria e das margens dos rios na região Amazônica.

A realização da sondagem permite o conhecimento das características do rio e reforça o compromisso da Marinha de estar presente nos locais mais longínquos da Amazônia Brasileira. A ação contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico e de infraestrutura dos municípios e cidades da área, como Santa Maria do Boiaçu e Caracaraí, facilitando as relações comerciais por via fluvial dessas cidades com outros estados e, até mesmo, com outros países, possibilitando a geração de emprego e renda para a população local.

Os LH realizados pelos meios subordinados ao CHN-9 constituem um trabalho técnico, de alta complexidade, que contribui para o aumento da segurança da navegação e desenvolvimento econômico da Amazônia Ocidental.

PUBLICADO POR:   MARINHA DO BRASIL   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *