Forças Armadas apoiam vacinação em comunidades indígenas

Brasília (DF), 01/02/2021 – O combate ao novo coronavírus continua, dessa vez com a distribuição das tão aguardadas vacinas para os grupos prioritários. Entre eles estão as comunidades indígenas, que são mais vulneráveis aos impactos ocasionados pela doença.

Foto: Ministério da Defesa

Nesta segunda-feira (01), aeronaves do Exército apoiaram os DSEIs Alto Juruá, Rio Negro, Alto Solimões e Alto Javari, enquanto aeronaves da Força Aérea transportaram material e pessoal de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) para vacinação para os DSEIs Yanomami, Médio Solimões e Médio Purus.

“A vacinação indígena é de responsabilidade da SESAI, mas as Forças Armadas apoiam o órgão, especialmente para chegar em aldeias distantes e de difícil acesso”, explicou o General Manoel Pafiadache, da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa (MD).

Nessa parceria, o MD presta apoio a Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indígenas (DSEIs) responsáveis por aldeias longínquas. Marinha, Exército e Aeronáutica empregam seus meios – helicópteros, embarcações e caminhões – para deslocamento de vacinas e pessoal de saúde da SESAI. Os DSEIs localizam-se nas áreas de abrangência de três Comandos Conjuntos da Operação Covid-19.

Com informações dos Comandos Conjuntos
Foto: Ten Brasil

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *