Acordo promove ações para diminuir escalpelamento por embarcações

Iniciativas vão focar principalmente a população da região Norte do país

Ministério e Inmetro assinam acordo para escalpelamento por embarcações. Essa ação prioriza a região Norte do Brasil. Foto: Clarice Castro/MMFDH.

Uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) vai olhar para o escalpelamento no Brasil. Com a presença da ministra Damares Alves, o acordo foi assinado nesta segunda-feira (22) pela secretária nacional de políticas para as mulheres, Cristiane Britto, e o presidente o Inmetro, Marcos Guerson.

Na oportunidade, a ministra agradeceu a parceria com o Inmetro com essa pauta que está entre as prioridades do Governo Federal desde o início. “Eu quero erradicar o escalpelamento no Brasil. Essa é uma meta ousada, mas possível. Não posso admitir uma situação dessa continua dizimando mulheres e meninas o tempo todo no Brasil”, afirmou.

Por meio de ações e estudos, serão articulados projetos de protótipos de equipamentos de proteção de eixo do motor que promovam maior atratividade entre a população ribeirinha, de forma a não limitar e desestimular a instalação das proteções.

Para a secretária nacional de políticas para as mulheres, Cristiane Britto, é a primeira vez que o Governo Federal tem um projeto voltado para essas mulheres invisibilizadas que precisam ter autoestima e dignidade de volta. “O mais importante é que será uma proteção diferenciada. O Inmetro vai pegar as falhas atuais e trabalhar o que precisa ser modificado. O órgão vai olhar a peculiaridades das regiões e das embarcações para desenvolver o projeto”, afirmou.

O presidente do Inmetro destacou que essa é uma política fundamental para erradicar o problema. “Com tecnologia, a gente consegue buscar uma alternativa que isso não aconteça mais. O Inmetro, como instituto tecnológico, vai trabalhar com a Marinha do Brasil, com a Universidade Federal do Pará e todos os interessados para realmente dar uma solução que resolver o problema”, disse.

Por meio do acordo, ainda serão realizadas ações que possibilitem a instalação da cobertura dos eixos dos motores das embarcações, com diagnóstico, se necessário, junto às comunidades ribeirinhas. O objetivo é mapear as embarcações sem proteção no eixo do motor e por meio de parcerias com outros órgãos, federais, estaduais e municipais, como a Marinha do Brasil, respeitada a competência de cada órgão.

Além disso, serão elaboradas e divulgadas campanhas de conscientização e mobilização social, para promover suporte informativo relacionado à prevenção dos casos de escalpelamento por embarcações.

Também participaram da assinatura do acordo a coordenadora-geral de gestão da SNPM, Helieth Dolores Pereira Duarte, e do diretos de planejamento do Inmetro, Paulo Henrique Britto.

Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Para dúvidas e mais informações:
gab.snpm@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *