Equipes terminam retirada de minério do navio Stellar Banner

As equipes envolvidas na emergência ambiental do navio Stellar Banner, encalhado na costa do Maranhão desde fevereiro deste ano, terminaram os trabalhos de retirada da carga de minério para a reflutuação da embarcação.

2020-05-28-stellar.jepg

Brasília (28/05/2020) – As equipes envolvidas na emergência ambiental do navio Stellar Banner, encalhado na costa do Maranhão desde fevereiro deste ano, terminaram os trabalhos de retirada da carga de minério para a reflutuação da embarcação.

No total, foram retiradas 145 mil toneladas do material, que foi depositado em área licenciada para recebimento de sedimentos de dragagem. O próximo passo será a retirada de 150 metros cúbicos remanescentes de óleo e, em seguida, a reflutuação do navio.

Na fase anterior da emergência, após avaliação e aprovação de plano de contingência pelo Ibama, foram retirados 2.609 metros cúbicos de óleo da embarcação.

O produto foi levado para área de fundeio, de onde foi transferido novamente para outras embarcações. “Após a remoção do óleo remanescente e sua reflutuação, o Stellar Banner vai ser rebocado até uma área de fundeio, onde passará por várias inspeções para definição dos próximos passos”, informa a coordenadora-Geral de Emergências Ambientais do Instituto, Fernanda Pirillo.

O Ibama acompanha o caso por meio da análise dos planos ambientais e de reuniões no gabinete de crise, coordenado pela Marinha, do qual participam também as empresas envolvidas.

Assessoria de Comunicação do Ibama

Meio Ambiente e Clima

NOTA INFORMATIVA – ATUALIZAÇÃO – ECOAMAZÔNIA 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.