V Marcha dos Povos Indígenas do Amazonas

Os estudantes indígenas do Amazonas estão realizando neste mês de novembro, sempre às quintas-feiras a partir das 17 horas, no Museu da Amazônia (Musa), no Largo de São Sebastião, centro de Manaus, rodas de conversa preparatórias para a 5ª. Marcha dos Povos Indígenas do Amazonas.

Reuniões pretendem criar documento com demandas dos povos indígenas do estado e mobilizar a sociedade (Foto: divulgação)

Na ocasião, indígenas de diversos povos e segmentos sociais discutirão demandas de educação, saúde e outros direitos essenciais. As discussões têm como objetivo a criação de um documento que será entregue às autoridades estaduais.

A iniciativa estadual é promovida pelo Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena do Amazonas (Foreeia), Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas (Meiam) e Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime). O movimento recebe o apoio de diversas entidades, entre elas, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do próprio Musa, onde as reuniões acontecem com o aval do diretor Ennio Candotti.

“Queremos produzir um documento com as demandas e mobilizar a sociedade de forma geral, como instituições de educação, movimentos sociais e outras organizações”, explica a estudante de Pedagogia e uma das organizadoras das reuniões e da marcha, Vanda Witoto.

Segundo ela, as políticas públicas para os povos indígenas foram muito afetadas no governo do presidente Jair Bolsonaro, então as reuniões são muito importantes para ouvir as diversas lideranças do Amazonas. “Estamos contando com a adesão de parentes de várias calhas de rios e pesquisadores, que trazem a comprovação científica dos efeitos danosos das medidas bolsonaristas”, explica Vanda.

A 5ª. Marcha dos Povos Indígenas do Amazonas acontecerá dia 03 de dezembro, a partir das 15h, com concentração na Praça da Saudade, no centro de Manaus.

Por:   

FONTE: AMAZÔNIA REAL

VER CONTEÚDO INTEGRAL EM: https://amazoniareal.com.br/estudantes-realizam-reunioes-preparatorias-para-5a-marcha-indigena-do-amazonas/ 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *