POLÍTICA PÚBLICA | Governo de Roraima participa de Simpósio sobre Saúde Indígena no Estado

O Governo de Roraima firmou uma parceira com o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) para realizar o I Simpósio de Saúde Indígena do Estado.

Evento contou com a presença da secretária Nacional do índio Sílvia Waiãpi e discutiu diversos elementos da saúde indígena em Roraima – FOTO: Ederson Brito

O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira, 14, no auditório da Faculdade Cathedral e contou com a presença da secretária Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, Sílvia Waiãpi.

Durante o pronunciamento, o governador Antonio Denarium parabenizou o trabalho exercido por Sílvia em prol dos povos indígenas do País, em especial do Estado de Roraima. “Reconheço o esforço da secretária para melhorar a saúde indígena. Percebemos que ela é sensível à causa dos povos tradicionais da nossa região”, disse.

Denaurium destacou a necessidade da criação de políticas públicas, em âmbito da esfera federal, para que os indígenas possam produzir. “Precisamos incentivar os indígenas a produzirem para o seu próprio sustento e também para comercializar o excedente”, mencionou.

Mesmo a saúde indígena sendo de competência do Governo Federal, o Executivo Estadual desenvolve ações na área para os povos tradicionais do Estado. “Nossos hospitais possuem um atendimento especializado para os indígenas. Inclusive, trabalhamos com a capacitação técnica de interculturalidade e saúde indígena”, destacou Denarium.

Fiscalização dos investimentos

Sílvia Waiãpi repreendeu seguimentos dentro de órgãos federais que atuam no Estado promovendo a saúde indígena e que antes desviavam recursos públicos. “Nossa gestão busca combater a corrupção, e por esse motivo reforçamos a fiscalização dos recursos federais para serem empregados da maneira correta”, reforçou.

A secretária da SESAI também reconheceu o papel importante do Governo de Roraima na promoção da saúde indígena. “Percebemos que o Governo tem se esforçado para que melhorar o sistema de saúde local. Isso é importante, já que o Estado é responsável pelo atendimento de média e alta complexidades”, ressaltou.

O coordenador do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), Francisco Dias, disse que o Simpósio é uma oportunidade de mostrar a importância do trabalho realizado pelos distritos. “Estamos em uma nova gestão, inclusive nesse trimestre já realizamos mudanças positivas, como a inclusão do serviço de aeromédico. Agora, estamos concluindo um plano para compra de equipamentos e insumos”, complementou.

Escrito por RODRIGO SANTANA

FONTE: GOVERNO DE RORAIMA

VER MAIS EM: http://portal.rr.gov.br/index.php/component/k2/item/1023-politica-publica-governo-de-roraima-participa-de-simposio-sobre-saude-indigena-no-estado 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *