Governo peruano reconhece a existência de grupos isolados dos povos indígenas

O governo peruano publicou hoje (16/03) o Decreto Supremo de reconhecimento de povos indígenas em situação de isolamento situados no departamento de Loreto.

Através do decreto, o governo peruano reconhece a existência de grupos isolados dos povos Matsés, Remo (Isconahua), Marubo e outros povos indígenas em situação de isolamento na área referente ao pedido de criação da Reserva Indígena Yavarí Tapiche.

Reconhece ainda os grupos isolados dos povos Matsés, Matis, Korubo ou Kuli…napano e Flecheiro (Takavina) em situação de isolamento na área referente ao pedido de a criação da Reserva Indígena Yavarí Mirim.

Por essa importante conquista o CTI felicita os parceiros da Aidesep Pueblos Indígenas, OrpioAidesep, Federación Nativa del Río Madre de Dios y Afluentes (FENAMAD), CEDIA Perú e outros que atuam pelo reconhecimento dos direitos dos povos indígenas isolados.

FONTE: CTI – Centro de Trabalho Indigenista

  • CULTURAN° 002-2018-MC

    Decreto Supremo que declara el reconocimiento de los pueblos indígenas matsés remo (isconahua) y marubo en situación de aislamiento y otros pueblos indígenas en situación de aislamiento cuya pertenencia étnica no ha sido posible identificar correspondientes al ámbito de la solicitud para la creación de la Reserva Indígena Yavarí Tapiche y de los pueblos indígenas matsés matis korubo o kulina-pano y flecheiro (takavina) en situación de aislamiento del ámbito de la solicitud para la creación de la Reserva Indígena Yavarí Mirim