Questão Indígena – Procuradores da República assinam carta de compromissos para atuação coordenada

Ao menos 24 procuradores da República do Norte e do Nordeste, além da vice-procuradora-geral da República e coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão (6ª CCR) do Ministério Público Federal, Débora Duprat, assinaram nesta terça-feira (20), em Manaus, a carta de compromissos, que entre outras coisas estabelece uma atuação coordenada para enfrentar problemas comuns nas áreas de saúde e terras indígenas, na Amazônia Legal e no Nordeste.

No documento, os procuradores destacam o compromisso assumido pelo Estado brasileiro, na Constituição Federal de 1988, na Convenção 169 da OIT e na Declaração dos Povos Indígenas da ONU, de consultar e possibilitar a participação dos povos indígenas interessados e o direito destes de definir suas próprias prioridades de desenvolvimento na medida em que afetem suas vidas, crenças, instituições, valores espirituais e a própria terra que ocupam ou utilizam, e relembram que as condições de saúde oferecidas à população indígena é historicamente muito pior que a média dos brasileiros não indígenas.

Entre os compromissos assumidos pelos procuradores que assinam a carta está a dedicação de esforços para concretizar um Subsistema de Atenção à Saúde Indígena que concilie o caráter universalizador do Sistema Único de Saúde (SUS) com o direito à diferença étnica e o desenvolvimento de iniciativas concretas em datas específicas, nas esferas judicial e extrajudicial, com o objetivo de promover o direito à saúde e a melhoria das condições sanitárias dos povos indígenas no Brasil, além da conclusão dos procedimentos de demarcação e regularização de terras indígenas.

O texto na íntegra da Carta do II Encontro Regional da 6ª CCR do Ministério Público Federal, pode ser conferido no site  www.pram.mpf.gov.br.

Reunião de trabalho
A segunda edição do encontro realizado em Manaus foi organizado pela 6ª Câmara de Coordenação e Revisão, órgão setorial do MPF de coordenação, integração e revisão do exercício funcional dos procuradores da República, nos temas relativos aos povos indígenas e populações tradicionais, e teve como tema principal “Terra e saúde indígenas nas regiões Nordeste e da Amazônia Legal”.

Para o procurador da República no Amazonas Júlio José Araujo Júnior, o resultado das reuniões de trabalho realizadas durante o evento deverá aprimorar a atuação institucional do MPF na área indígena em todo o MPF.

“O encontro representou a construção coletiva das possibilidades de atuação integrada do MPF nas matérias discutidas, sem deixar de reconhecer as peculiaridades enfrentadas pelas unidades”, afirmou.

FONTE  : A Crítica – http://acritica.uol.com.br/amazonia/Manaus-Amazonas-Amazonia-Procuradores-Republica-compromissos-coordenada-indigena_0_814118627.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *