Militares contribuem com o lançamento de cabos de fibra óptica pelos rios da Amazônia – Operação AMAPARÁ

Belém (PA) – A conectividade a favor do desenvolvimento nacional. Este é um dos objetivos do Programa Norte Conectado que vai levar internet de alta velocidade, do Belém, no Pará, até Macapá, no Amapá. O programa foi lançado na última segunda-feira (11), às margens do Rio Guamá, na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde foi realizado o primeiro lançamento de cabo de fibra óptica com a presença de autoridades e da imprensa. Esta é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações que tem como parceiro o Centro Integrado de Telemática do Exército Brasileiro (CITEx).

Foto: Comsoc 2ºBIS – CMN EB

“O Exército começou esse processo há quase 8 anos, de lançar cabos de fibra óptica subfluviais de forma pioneira para mais de 10 cidades da Amazônia. E diante do sucesso deste projeto, o Exército continuou, junto ao Ministério das Comunicações, inserido no Programa Amazônia Integrada e Sustentável, expandindo a conectividade. Estamos fazendo trocas de capacidades e contribuindo como parceiros. E, desta vez, na área de segurança”, destacou General de Brigada Jacy Barbosa, Chefe do CITEx.

Neste sentido, o Comando Militar do Norte deu início à Operação Amapará com um efetivo de 35 militares que vai garantir a segurança física do pessoal e equipamentos que serão utilizados durante o processo de implantação desta etapa – Infovia 03 – que prevê o lançamento de 624 km de cabos de fibra óptica submersos. No total, serão 26 dias de viagem pelos rios da Amazônia, passando por cidades da região do Marajó até chegar no estado do Amapá.

A previsão inicial é levar internet a 38 escolas, 5 unidades de saúde, fóruns de justiça e centros de pesquisa. A ação vai beneficiar mais de 2,5 milhões de habitantes na região norte do Brasi, além de exercer importante ferramenta estratégica, tanto para a Defesa Nacional quanto para o desenvolvimento do País.

“Levando inclusão digital, vamos levar inclusão social, reduzindo as desigualdades, conectando os brasileiros e unindo o Brasil. O Ministério das Comunicações está levando internet para as regiões mais distantes, de mais difícil acesso, buscando conectar os brasileiros que ainda estão em uma escuridão digital”, disse Juscelino Filho, Ministro das Comunicações.

Fotos: Comsoc 2ºBIS – Ver galeria – CMN EB

FONTE: Militares contribuem com o lançamento de cabos de fibra óptica pelos rios da Amazônia – Comando Militar do Norte (eb.mil.br)