Funai participa de Assembleia dos Povos Indígenas da Terra São Marcos, em Roraima

Uma comitiva da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou na quinta-feira (14) da XXV Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos (APITSM). O evento ocorreu na comunidade indígena Perdiz, região Médio São Marcos, no município de Pacaraima (RR). A comitiva foi composta pela presidente do órgão, Joenia Wapichana, e por servidores das Diretorias de Proteção Territorial (DPT) e de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS).

Divulgação Funai

A APITSM contou com a participação de representantes das 49 comunidades das três etnoregiões: Alto, Médio e Baixo São Marcos. Entre as pautas estavam a proteção territorial, o enfrentamento às queimadas e os desafios de cada comunidade nas organizações de base.

Joenia Wapichana acolheu as demandas das comunidades, reforçou o papel da Funai enquanto órgão indigenista, falou de como a gestão tem trabalhado na busca de recursos por meio de parcerias com organismos nacionais e internacionais para fortalecer as atividades da Fundação e o resgate da valorização dos servidores na proteção territorial e demais atribuições institucionais e constitucionais.

“Nós estamos reconstruindo esse órgão que é tão importante para os povos indígenas”, afirmou Joenia ao comentar sobre uma das lutas encampadas pela atual gestão no que diz respeito à recomposição do quadro funcional. A presidente da Funai lembrou que as vagas devem ser recompostas com o concurso público unificado que está em andamento, mas que ainda não são suficientes para o volume de demandas. “Nós vamos pedir novo concurso. A gente precisa de pessoas para acompanhar essas questões que são demandadas. Ter uma Funai forte significa um povo indígena forte”, ressaltou.

Para Joenia, a própria presença da Funai em assembleias de povos indígenas demonstra esse resgate do seu papel institucional. “A Funai tem que estar presente onde os povos indígenas estão. Tem que ouvir, responder e encaminhar essas demandas a quem pode resolver”, reafirmou.

Marcelo Macuxi, coordenador-geral da Associação dos Povos Indígenas da Terra Indígena São Marcos, considerou a importância da participação da Funai no evento. “Por muito tempo, a Funai esteve ausente das nossas discussões e, hoje, a gente tem esse privilégio de receber a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas em nosso território, trazendo informações importantes e discutindo melhorias para as comunidades e defesa dos direitos dos povos indígenas. Fica aqui a nossa gratidão à presidenta Joenia  Wapichana e o esforço de estar aqui no nosso território participando da nossa Assembleia”, agradeceu.

Assessoria de Comunicação / Funai – Funai participa de Assembleia dos Povos Indígenas da Terra São Marcos, em Roraima — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br) 

Relacionada: Lideranças da Terra Indígena Yanomami são recebidas pelas Diretorias da Funai e conhecem as estruturas da sede em Brasília — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)