Coordenação Regional da Funai participa de reunião emergencial para avaliar impactos das enchentes nas Terras Indígenas do Acre

O coordenador regional da unidade descentralizada da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) fixada em Rio Branco (AC), Junior Manchineri, esteve presente na reunião emergencial, realizada no domingo (25/2), na sede da Defesa Civil Estadual, na capital acreana. O encontro teve como objetivo avaliar os impactos causados pelas cheias dos rios e igarapés em cidades do estado da região Norte.

Foto: Assessoria de Comunicação do Governo / Acre – Postada em: FUNAI

Pela Funai, participaram da reunião a Coordenação Regional Alto Purus e a Coordenação Regional Alto Juruá. Também estiveram presentes a Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas, Casa Civil do Estado, Secretaria de Estado de Governo, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e Conselho Distrital de Saúde Indígena do Alto Rio Purus (CONDISI ARP).

Representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus (DSEI ARP) e do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Juruá (DSEI ARJ) também marcaram presença no diálogo. De acordo com o levantamento feito pelo DSEI ARP, há 395 famílias indígenas afetadas pelas enchentes, tanto no contexto urbano quanto nas Terras Indígenas, sendo 23 aldeias da TI Mamoadate e Cabeceira do Acre.

O foco da reunião foi a definição de ações integradas entre o governo estadual e o federal para amenizar o impacto dos alagamentos nas Terras Indígenas do Acre, além de estabelecer iniciativas para assistir de modo célere e efetivo as comunidades afetadas pelas enchentes. Em busca de reduzir os efeitos, o governo do Estado publicou o Decreto 11.414, que dispõe sobre a emergência nas áreas afetadas por inundações em municípios do Acre.

Os coordenadores regionais Junior Manchineri e Eldo Shanenawa informaram oficialmente a Presidência da Funai sobre a situação de emergência climática que vive o Acre, com danos aos povos indígenas em razão das inundações. Entre as sugestões apresentadas por eles, está a articulação, junto ao Ministério dos Povos Indígenas (MPI), da visita de uma comitiva do governo federal ao estado.

“A reunião que tivemos na Defesa Civil Estadual serviu para traçarmos objetivos e ações que venham ao encontro das necessidades dos povos indígenas que, atualmente, estão voltadas principalmente a água potável e alimentação. A Funai e o DSEI tiveram papel fundamental para definir as ações e estabelecer uma parceria entre as instituições em prol dos povos indígenas do Estado”, salientou Junior Manchineri.

Assessoria de Comunicação / Funai – Coordenação Regional da Funai participa de reunião emergencial para avaliar impactos das enchentes nas Terras Indígenas do Acre — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)