Projeto Juventude Extrativista semeia educação ambiental na Resex Lago do Cuniã

Projeto apoiado pela Coordenação Geral de Gestão Socioambiental (CGSAM/ICMBio) envolveu jovens comunitários, servidores do ICMBio e parceiros convidados

Juventude Extrativista do Lago do Cuniã – Foto: NGI ICMBio Cuniã-Jacundá

A Reserva Extrativista Lago do Cuniã (Porto Velho-RO), localizada às margens do Rio Madeira, compõe uma das Unidades de Conservação gerenciadas pelo Núcleo de Gestão Integrada Cuniã-Jacundá e tornou-se palco de sensibilização ambiental durante o segundo semestre de 2023. O projeto Juventude Extrativista do Lago do Cuniã concluiu em 9 de dezembro a sua primeira edição, marcada pelo fortalecimento da parceria entre o ICMBio e a comunidade por meio de ações de educação ambiental. 

O projeto, realizado no âmbito da Chamada de Projetos da Gestão Socioambiental do ICMBio, teve como objetivo principal promover  ações de educação ambiental direcionadas aos jovens da comunidade, composta por cerca de 400 moradores, sendo que o público-participante foram jovens entre 16 e 29 anos. 

Em etapa prévia, os quatro núcleos que compõem a Resex foram visitados por servidores do ICMBio e pela pesquisadora do INPA, Susan  Aragon, onde entrevistaram jovens moradores para identificar suas principais demandas.  

Temas como cooperativismo, sucessão familiar, possibilidades de renda para os jovens, cadeias produtivas, turismo de base comunitária, reflorestamento e acordos norteadores, tais como SNUC, Plano de Manejo e Acordo de Gestão, foram tradados no decorrer de cada encontro. Os jovens também foram instigados, por meio de dinâmicas e diálogos, a refletirem sobre questões como direitos, deveres, potenciais da Resex, atuação da juventude e papel do ICMBio. Institucionalmente, houve a participação dos servidores: Salomé Santana, Maya Lopes, Priscila Salomão, Luana Carvalho, Cristiano Andrey e Márcia Martins.  

O projeto contou ainda com convidados que compartilharam sua experiência e saberes, contribuindo com a construção de cada módulo: Huéfeson Falcão, via vídeochamada, e Evely Pantoja, jovens lideranças do projeto Jovens Protagonistas da Flona de Tefé (AM); Kim Suruí, do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia; Maria Irenilda, extensionista da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) do Estado de Rondônia; Leila Ferreira, moradora e atuante no Turismo de Base Comunitária da Resex Chico Mendes (AC); Raimundo Cajueiro, servidor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Gean Carla, professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Mikéliton Alves, artista plástico local, além de Edjales Benício, da ONG etnoambiental Kanindé, e professores da Escola Municipal da Resex. 

Além disso, cada encontro reservou um momento de lazer, como bingo, slackline, exibição de vídeos produzidos pelos próprios comunitários (CineCuniã) e refeições preparadas na própria comunidade, pelos restaurantes da Dona Domingas e do Seu Jorge. 

Uma das conquistas notáveis do projeto foi a participação ativa dos jovens, que agora, integram o Conselho Deliberativo da Resex Lago do Cuniã, por meio de uma cadeira específica, estabelecida durante a 30ª Reunião dos Conselhos Gestores do NGI Cuniã-Jacundá, ocorrida em novembro. Essa inclusão não apenas reflete o engajamento e impacto positivo do projeto, mas também destaca o reconhecimento da importância da voz e perspectiva dos jovens na tomada de decisões relacionadas à gestão da Reserva Extrativista Lago do Cuniã. 

O projeto “Juventude Extrativista do Lago do Cuniã” representa, portanto, a construção de um futuro sustentável para esta comunidade, destacando a importância da preservação ambiental e do engajamento da juventude, futuro da Resex.   

Comunicação ICMBio – Projeto Juventude Extrativista semeia educação ambiental na Resex Lago do Cuniã — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (www.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *