Saiba como funciona o atendimento no PREVBarco do INSS

Em terra firme, servidores do INSS fazem a triagem das pessoas que buscam atendimento

PREVBarco INSS

Os PREVBarcos, unidades flutuantes da Previdência Social, levam serviços previdenciários para comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas e chegam a regiões onde não existem (ainda) agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A estrutura dos barcos permite atendimento similar a uma Agência da Previdência Social, inclusive com o serviço de avaliação social e perícia médica. Diariamente são atendidas até 100 pessoas na unidade flutuante, que conta com servidores técnicos, analistas e pessoal de apoio.

E como é feito o atendimento? As senhas são distribuídas por um servidor da unidade – e não pessoas estranhas ao quadro do INSS – por ordem de prioridade de serviços. Sendo ela: perícia médica, aposentadorias e pensões, salário-maternidade, e a distância de moradia do segurado, como por exemplo comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas.

Importante: como o objetivo principal do PREVBarco é conceder benefícios a quem tem direito, é preciso estar com a documentação pessoal e médica em dia. Por isso o processo de triagem em terra firme é necessário: os segurados que não estiverem com a documentação correta são orientados a voltar em uma próxima oportunidade. Já os que têm o documento em dia, podem dar entrada no seu pedido. Somente após essa avaliação, os segurados são encaminhados à embarcação, que conta com dez camarotes.

O público de maior demanda é formado por segurados especiais e uma parcela da população abrangida pelo direito ao Benefício de Prestação Continuada ((BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). O BPC é destinado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda.

Forte estiagem

O Vovô Alarico, PREVBarco do Estado do Amazonas, estará atracado no município de Silves até esta sexta-feira (15). Depois zarpará rumo à Maués, onde ficará de 18 a 22 de dezembro.

A previsão é de que ele fique atracado no porto da cidade mas, devido a forte estiagem na região, pode ser que ele pare em uma localidade próxima. Em Silves, por exemplo, a embarcação não atracou no porto principal da cidade.

Rota no Acre

Além de atendimento pelo Amazonas, o PREVBarco Vovô Alarico também fará a prestação de serviços no Acre, a partir de fevereiro de 2024.

O estado fronteiriço passará a fazer parte da rota de viagem porque a missão terá início na calha do rio Juruá, que deságua no rio Solimões, assim abrangendo as duas unidades federativas.

Martha Imenes/Ascom

Relacionadas:

Nota – A equipe do Ecoamazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias