Documentário registra crise humanitária em território Yanomami

“Xawara e Saúde” teve sua pré-estreia durante a 3ª edição do congresso E-Vigilância 2023, no Rio de Janeiro

– Foto: Ricardo Stuckert – PR – Postada em: EBC

O Tarde Nacional – Amazônia desta quinta-feira (07) falou sobre o documentário inédito “Xawara e Saúde”, que registrou a crise humanitária que assola o povo Yanomami. O filme, produzido pela VídeoSaúde Distribuidora (da Fiocruz), teve sua pré-estreia durante a 3ª edição do congresso E-Vigilância 2023, que acontece no Rio de Janeiro.

Em entrevista ao programa, a diretora do documentário e pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Daniela Muzi, explicou que as imagens foram feitas em abril deste ano, época em que foi inaugurado um hospital de campanha na terra indígena.

De acordo com a diretora do documentário, a importância do filme vai além do registro histórico, sendo uma oportunidade de dar visibilidade à pauta da saúde indígena.

Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.

O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação de Juliana Maya, produção de Roberta Timponi e trabalhos técnicos de Maan Kaiabi e Reginaldo Fonseca.

PUBLICADO POR: EBC – Documentário registra crise humanitária em território Yanomami | EBC Rádios 

Relacionada: Fiocruz realiza pré-estreia de documentário sobre a população Yanomami