Desembarque estratégico reforça logística e operacionalidade na Região Amazônica

Manaus (AM) — Nesta sexta-feira, 29 de dezembro, o Comando Militar da Amazônia (CMA) recebeu as balsas Forte do Presépio (Exército) e Major-Brigadeiro Rolla (Força Aérea). As embarcações transportaram materiais de emprego militar, compostos por 33 viaturas, sendo 16 Viaturas Blindadas Multitarefa Guaicuru, além de Módulos de Comando e Controle, com carga aproximada de 50 toneladas.

Foto: CMA

Esses materiais foram transportados ao longo de 1.600 quilômetros, partindo de Belém (PA) até Manaus. Os materiais foram recebidos pelo Comandante da 12ª Região Militar, General Alvarenga, pelo Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMA, General Pimentel, e pelo Comandante do Centro de Embarcações do CMA, Tenente-Coronel Bitencourt.

Foto: CMA

Essa é mais uma etapa da Operação Roraima, um esforço coordenado que visa fortalecer a prontidão operacional e logística da Força de Prontidão do CMA, a 1ª Brigada de Infantaria Selva. A presença significativa dos Módulos de Comando e Controle destaca a importância de coordenar efetivamente as operações no desafiador ambiente da Amazônia.

A considerável distância percorrida nessa missão sublinha não apenas a complexidade logística, mas também a determinação do Exército Brasileiro em manter a presença robusta e eficiente na região amazônica.

Fonte: Comando Militar da Amazônia – CMA 

PUBLICADO POR EXÉRCITO BRASILEIRO – Desembarque estratégico reforça logística e operacionalidade na Região Amazônica – Notícias – Exército Brasileiro (eb.mil.br) 

Relacionada:

Esforços de manutenção garantem a prontidão operacional no extremo norte do Brasil – Notícias – Exército Brasileiro (eb.mil.br) – O 1º Batalhão Logístico de Selva implementa diferentes iniciativas logísticas para a maximização do poder de combate da 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Em dezembro, foi realizado o apoio de manutenção ao conjunto do Comando Logístico e a construção da Companhia de Manutenção segue avançando.  Como resultados, foram disponibilizadas seis Viaturas Blindadas de Reconhecimento EE-9 Cascavel, duas Viaturas de Transporte Especializado Socorro, uma Viatura de Transporte Especializado Porta Container, uma Viatura de Transporte Especializado “Munck”, além de seis Obuseiros 105mm L118 Light Gun e de armamentos leves de diversos calibres.