Crise Venezuela – Guiana (Atualização)

As principais mídias estão noticiando, com destaque, a evolução da crise envolvendo a Venezuela e a Guiana, países que fazem fronteira com o Brasil.

Região do Essequibo – Google Maps

Alguns links do noticiário:

Exercícios militares na Guiana são “provocação”, diz Venezuela (msn.com) – A Venezuela classificou os exercícios militares anunciados pelos EUA na Guiana como uma “infeliz provocação”. Na 5ª feira (7.dez.2023), a embaixada norte-americana em Georgetown, capital guianesa, anunciou que o Comando Militar Sul dos EUA realizará “operações aéreas” no país sul-americano.

EUA anunciam que vão sobrevoar o território de Essequibo, na Guiana | Radioagência Nacional (ebc.com.br) – Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira que vão sobrevoar o território de Essequibo e outras partes da Guiana com aviões militares. O anúncio das manobras aéreas foi realizado pela Embaixada dos Estados Unidos na Guiana numa rede social. De acordo com a embaixada, os voos são parte das operações de rotina para melhorar a segurança no local.

Na Cúpula do Mercosul, Lula chama atenção para situação em Guiana | Radioagência Nacional (ebc.com.br) – Na abertura da edição número 63 da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, o presidente Lula chamou a atenção para a situação da disputa territorial entre Venezuela e Guiana.  

Entenda a disputa territorial entre Venezuela e Guiana | Agência Brasil (ebc.com.br) – Uma disputa centenária sobre o controle de um território sul-americano pode ganhar novos contornos neste domingo (3). Eleitores venezuelanos vão às urnas para opinar, em um referendo, sobre a redefinição da fronteira de seu país com a república vizinha, a Guiana.  

EUA anunciam exercício militar conjunto com a Guiana | Agência Brasil (ebc.com.br) – Medida ocorre após Venezuela ameaçar tomar território do pais vizinho

Maduro precisa ser contido (msn.com) – Ato contínuo ao referendo favorável à absorção de Essequiba, que forma 70% do território da Guiana, o autocrata venezuelano Nicolás Maduro escalou as ameaças. Ele ordenou que estatais explorem petróleo e minas da região, nomeou um interventor, mobilizou um posto militar na fronteira e determinou a aprovação de uma lei criando o Estado venezuelano de Essequiba.

Brasil assume papel incômodo de mediar crise Venezuela-Guiana (msn.com) – A escalada das tensões sobre Essequibo, uma região rica em petróleo pertencente à Guiana mas reivindicada pela Venezuela como parte de seu território desde o século 19, se tornou prioridade na agenda de Lula, ofuscando a cúpula de líderes do Mercosul que acontece nesta quinta-feira no Rio de Janeiro.

Qual é o risco de uma guerra entre Venezuela e Guiana? – DefesaNet – Um referendo realizado no último fim de semana pelo regime da Venezuela sobre a intenção de anexar a região de Essequibo, atualmente administrada pela vizinha Guiana, reforçou o temor de um conflito armado no norte da América do Sul.

FONTE: Internet – pesquisa Ecoamazônia