Governo do Amapá segue com ação humanitária no Bailique e envia mais 230 mil litros de água potável

Governo do Amapá segue com ação humanitária no Bailique e envia mais 230 mil litros de água potável

Foto: Portal Governo do Amapá

As ações do Governo do Amapá para amenizar os impactos da salinização do rio e da estiagem no Arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, continuam. Depois da ação humanitária, a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e a Defesa Civil seguem com a operação de distribuição de água potável para as comunidades.

Na sexta-feira, 24, foram enviados 230 mil litros de água potável para o arquipélago. A distribuição terá início na foz do rio Gurijuba, onde cinco embarcações de menor porte transportarão o produto para abastecer as caixas d’água de 2 mil litros das famílias. A embarcação ferry boat ficará, posteriormente, alocada na Vila Progresso, dando continuidade a distribuição para as demais comunidades.

O presidente da Caesa, Jorge Amanajás, destacou que essa etapa representa o compromisso do Governo do Estado em continuar atendendo os moradores do Bailique.

“Nossa previsão é que uma vez por semana, durante os próximos três meses, a Caesa continue enviando um carregamento de água potável para o arquipélago, beneficiando todas as comunidades do Bailique”, ressalta Jorge Amanajás.

Máquina de dessalinização da água 

Governo do Amapá iniciou os testes do projeto experimental da máquina de dessalinização da água do rio. O sistema poderá produzir diariamente cerca de 8 mil litros de água potável para a população.

Os testes, coordenados pela Caesa, estão sendo feitos em uma máquina montada na Vila Progresso. O equipamento filtra a água doce, separa dos sedimentos do rio, realizando um pré-tratamento para garantir o consumo sem danos à saúde.

Ação Humanitária

Durante a ação humanitária do Estado, foram enviados mais de 400 mil litros de água potável, 1,8 mil caixas d’água de 2 mil litros, além de 1,2 mil kits de alimentos e água mineral. Durante três dias a população recebeu ainda serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, cidadania, agricultura e energia, por meio do programa Luz Para Todos.

PUBLICADO POR: Portal Governo do Amapá – Portal Governo do Amapá – Governo do Amapá segue com ação humanitária no Bailique e envia mais 230 mil litros de água potável

Relacionadas: