Ministério da Saúde faz visita técnica a instituições do SUS que atuam na saúde indígena no Amazonas

Infraestrutura, serviços e ações desenvolvidas pelo DSEI e CASAI foram apresentados para representantes da pasta

Foto: Victória Libório/MS

Representantes do Ministério da Saúde foram a Manaus, na última segunda-feira (30), para apresentar a infraestrutura, os serviços e as ações desenvolvidas para a população indígena da região. Eles foram recebidos por servidores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e da Casa de Saúde Indígena (Casai) da capital amazonense.

Composta por integrantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), a equipe também se deslocou para a comunidade indígena Três Unidos para conhecer a realidade e as particularidades vivenciadas diariamente por profissionais da saúde no local.

Para a secretária da SGTES, Isabela Pinto, é necessário pensar nas condições de trabalho de todos os trabalhadores que fazem o atendimento à população, desde os médicos até barqueiros. “Precisamos considerar todas as categorias que operam para que o trabalho aqui realizado aconteça da melhor forma possível. É importante que haja interação entre os órgãos envolvidos na saúde indígena, buscando um alinhamento de estratégias e ações que garantam direitos e acesso à saúde para os povos indígenas”, pontuou.

O secretário da SESAI, Weibe Tapeba, também participou da visita técnica e destacou a importância de cuidar, cada vez mais, dos profissionais da saúde que atendem à população indígena. “Temos feito um esforço muito grande para que o tema saúde indígena seja central nas demais secretarias. Precisamos reconstruir essa política e estamos atuando para o fim da sua precarização”, ressaltou.

Gestão do Trabalho

Em paralelo à visita técnica, a SGTES realizou a 85ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS e tratou dos impactos da seca para profissionais de saúde indígena e a situação da gestão do trabalho e da educação na saúde do Amazonas. Gestores, prestadores de serviços, representantes de sindicatos e especialistas em saúde estiveram presentes.

Atuação das instituições

A Casai é responsável pelo apoio, acolhimento e assistência aos indígenas referenciados à rede de serviços do SUS para a realização de ações complementares de atenção básica e especializada. Já o DSEI tem a função de promover a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias, além de desenvolver atividades administrativas e gerenciais necessárias à prestação da assistência.

Por: Ministério da Saúde – Ministério da Saúde faz visita técnica a instituições do SUS que atuam na saúde indígena no Amazonas — Agência Gov (ebc.com.br)

Relacionada: Ministério da Saúde faz visita técnica a instituições do SUS que atuam na saúde indígena no Amazonas — Ministério da Saúde (www.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *