Operação Gota

Operação Gota: vacinação em áreas de difícil acesso completa 40 dias com mais de 18 mil doses aplicadas – Foram vacinados quase 6 mil indígenas no Alto Rio Negro, com 18.044 doses de mais de 20 tipos de imunobiológicos

Foto: Sesai/MS

A Operação Gota completou 40 dias. Neste período, o Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Defesa, vacinou 5.964 indígenas no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Negro, no município São Gabriel da Cachoeira (AM). A ação atendeu 12 Polos Base e 111 aldeias da região, que é de difícil acesso.

A primeira missão, neste Dsei, aconteceu entre os dias 11 de abril e 5 de maio. No total, já foram aplicadas mais de 18 mil doses de mais de 20 tipos de imunobiológicos, incluindo vacinas contra a Covid-19, influenza e antirrábica humana.

A segunda etapa começou no dia 13 deste mês, no Distrito do Médio Rio Solimões e Afluentes, nos municípios de Eirunepé/Carauari. A previsão é que a atividade termine no início de junho e vacine cerca de 4 mil indígenas, com 14 mil doses, em 50 aldeias.

As próximas missões vão acontecer no Acre, nas regiões do Vale do Juruá e Baixo Acre, Dsei Alto Rio Juruá e Dsei Alto Rio Purus. A operação, que estava prevista para terminar em outubro, foi reprogramada para finalizar em novembro de 2023, no Dsei Vale do Javari, nos municípios de Cruzeiro do Sul e Tabatinga.

Operação Gota

A Operação Gota é uma estratégia de vacinação em áreas de difícil acesso geográfico. É resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde Indígena e a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, ambas do Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Defesa, por meio de um termo de cooperação técnica, para utilização de horas-voo.

O objetivo é oferecer às populações residentes de áreas ribeirinhas, quilombolas e indígenas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, visando o controle e a manutenção da eliminação de doenças imunopreveníveis no território brasileiro.

Ministério da Saúde – Operação Gota: vacinação em áreas de difícil acesso completa 40 dias com mais de 18 mil doses aplicadas — Ministério da Saúde (www.gov.br)