Estiagem histórica no rio Negro: Exército Brasileiro em ação para apoiar São Gabriel da Cachoeira

O Rio Negro, um dos maiores afluentes do rio Amazonas, enfrenta sua pior seca histórica em outubro de 2023, atingindo uma profundidade crítica de 14 metros. Esta situação tem impactado severamente São Gabriel da Cachoeira, uma cidade localizada às margens do rio. A estiagem afetou não apenas o abastecimento de água, mas também o transporte e fornecimento de energia elétrica, ameaçando a vida cotidiana dos moradores.

Foto postada em: Exército Brasileiro EB CMA

Em resposta a essa emergência, o Exército Brasileiro prontamente se mobilizou para oferecer assistência. Uma missão aérea foi conduzida para identificar os pontos críticos na calha do rio que interromperam o fluxo logístico.

Uma das medidas cruciais tomadas pelo Exército foi o empréstimo de 30.000 litros de óleo diesel. Esse combustível é essencial para garantir o fornecimento de energia elétrica da cidade, assegurando que os moradores tenham acesso a eletricidade para suas necessidades diárias.

Reuniões diárias estão sendo realizadas em colaboração com autoridades civis e o Exército Brasileiro para monitorar o nível do rio e planejar soluções para os desafios decorrentes dessa estiagem histórica. O trabalho conjunto entre as partes visa aliviar os impactos na população e garantir a continuidade das operações essenciais.

A atuação do Exército Brasileiro nessa crise demonstra o compromisso em estender uma mão amiga à comunidade em momentos de necessidade, além de reforçar a importância da cooperação entre instituições civis e militares para enfrentar desafios naturais excepcionais.

Esta situação serve como um lembrete da resiliência e determinação do povo brasileiro em superar adversidades, mesmo diante de desafios sem precedentes. O Exército Brasileiro permanece dedicado a apoiar as comunidades em todo o território nacional.

PUBLICADO POR: EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA – Estiagem histórica no rio Negro: Exército Brasileiro em ação para apoiar São Gabriel da Cachoeira (eb.mil.br)   

Relacionada:

Seca no Amazonas afeta mais de 630 mil pessoas | Agência Brasil (ebc.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *