Doze novos drones chegam para ajudar na proteção de Florestas Nacionais da Amazônia

Equipamentos adquiridos pelo Projeto Gestão Florestal para Produção Sustentável foram recebidos na sede do ICMBio e devem atender Flonas no Pará, Amazonas e Rondônia.

– Foto: Acervo/ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) recebeu 12 drones que devem operar no monitoramento e fiscalização das Florestas Nacionais Caxiuanã, Altamira, Iquiri, Jacundá, Mapiá-Inauini, Urupadi e Mulata. Os equipamentos foram adquiridos pelo Projeto Gestão Florestal para Produção Sustentável, por meio de cooperação financeira do Banco Alemão de Desenvolvimento-KfW com o Governo Brasileiro. As unidades de conservação beneficiadas localizam-se nos estados do Amazonas, Pará e Rondônia. Os testes com os drones foram realizados no dia 06 de outubro na sede do Instituto em Brasília. 

Os equipamentos representam um investimento de R$ 400 mil do Projeto Gestão Florestal para Produção Sustentável nas unidades de conservação. Os drones são uma importante ferramenta para diversas finalidades, tais como fiscalização ambiental, prevenção e combate a incêndios e monitoramento de atividades como o manejo florestal sustentável, permitindo mais eficiência no controle dos usos dos territórios das UC sob gestão do ICMBio.

O Projeto Gestão Florestal para a Produção Sustentável na Amazônia como beneficiários o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), sendo o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.  

Desenhado para garantir a implementação da política nacional de gestão florestal nas regiões da BR-163 e Purus-Madeira, o Projeto Gestão Florestal para a Produção Sustentável na Amazônia foca nas unidades de conservação de uso sustentável, buscando viabilizar o manejo florestal como alternativa ao desmatamento que atinge os territórios das UC.  

Comunicação ICMBio   – Doze novos drones chegam para ajudar na proteção de Florestas Nacionais da Amazônia — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (www.gov.br)

Relacionada: Doze novos drones vão ajudar na proteção de Florestas Nacionais da Amazônia — Agência Gov (ebc.com.br) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *