Brasil pode retomar importação de energia da Venezuela

O Brasil deve retomar a importação de energia limpa e renovável da usina hidrelétrica de Guri, da Venezuela, para o Estado de Roraima.

Um grupo de trabalho entre representantes do Ministério de Minas e Energia, do Operador Nacional do Sistema e da empresa responsável pelo setor elétrico da Venezuela foi criado para verificar os requisitos técnicos e acordos de operação.

Em novembro, devem começar os testes de carga e transmissão para o único Estado brasileiro que não é ligado ao Sistema Interligado Nacional.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu nesta semana, em Caracas, com o ministro venezuelano da pasta, e destacou a importância da integração com os demais países latino-americanos.

Hoje, o Brasil pode realizar trocas internacionais de energia elétrica com a Argentina, Uruguai e Paraguai, por meio da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

O acordo envolvendo a usina de Guri, na Venezuela, pode trazer menor impacto ambiental, diminuindo o atual uso das termelétricas a óleo diesel, que também são mais caras e poluentes.

De acordo com o ministro Alexandre Silveira, a retomada da importação vai gerar uma economia de R$ 10 milhões por mês.

Enquanto isso, as obras de ligação de Roraima ao Sistema Interligado Nacional, que foram autorizadas durante viagem do presidente Lula a Parintins, em agosto, já começaram.

A expectativa é de que Roraima esteja interligado com o restante do país até julho de 2025

PUBLICADO POR: EBC RADIOAGÊNCIA NACIONAL – Brasil pode retomar importação de energia da Venezuela | Radioagência Nacional (ebc.com.br)

Relacionadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *