Prevfogo controla incêndio na BR-319 (AM)

Mamíferos e outros animais foram salvos pela equipe de combate a incêndios

Foto postada em: Ibama

Brasília (13/09/2023) – Uma equipe do Prevfogo/Ibama de Rondônia controlou um incêndio às margens da rodovia BR-319, na divisa do Estado com o sul do Amazonas. O fogo teve início na manhã de segunda (11) e foi controlado nesta terça (12). A área atingida tem cerca de 23 hectares e está localizada no município de Humaitá (AM).

“A equipe foi chamada pela comunidade e chegou a tempo de evitar que as chamas atingissem residências próximas. Conseguimos salvar alguns animais silvestres que estavam sitiados pelas chamas, mas infelizmente duas cobras foram encontradas mortas”, relatou a coordenadora estadual do Prevfogo de Rondônia, Noberta Benarrosh.

A coordenadora acredita que o incêndio pode ter sido provocado acidentalmente por moradores. “Há famílias que realizam a limpeza de terrenos e, em alguns casos, perdem o controle ao manipular pequenas queimadas. A gente sempre orienta que se evite atear fogo”, alerta Benarrosh.

De acordo com o artigo 41 da Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), é crime provocar incêndio em mata ou floresta. A pena prevista é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

Amazônia sem Incêndios

O Governo Federal lançou, no dia 5 de setembro, no Palácio do Planalto, a campanha Amazônia sem Incêndios, com o objetivo de contribuir para a redução dos incêndios florestais na Amazônia.

A campanha é uma ação conjunta do Governo Federal, com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) e faz parte das estratégias do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm). Segundo o documento, a Amazônia é um bioma cujos incêndios florestais possuem, historicamente, relação direta ao desmatamento. Uma vez que a floresta amazônica é sensível ao fogo, e sofre intenso processo de degradação com a ocorrência de incêndios, motivo pelo qual essa Campanha foi pensada para a região.

Para saber mais, acesse: Amazônia sem incêndios

Assessoria de Comunicação do Ibama – Prevfogo controla incêndio na BR-319 (AM) — Ibama (www.gov.br)