Edital de Credenciamento para Operação Turística no Pico da Neblina será lançado nesta segunda-feira (25)

Operadoras de turismo devem realizar parcerias com o povo yanomami para operação no local sagrado

Pico da Neblina – Ramilla Rodrigues/icmbio.gov.br

Na próxima segunda-feira (25), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abrirá processo de credenciamento para pessoas jurídicas interessadas na prestação de serviços de operação turística no Parque Nacional Pico da Neblina, localizado no Amazonas. O edital foi anunciado pelo presidente do ICMBio, Mauro Pires, durante abertura da 2ª Edição do Congresso Brasileiro de Trilhas.  

A unidade abriga o Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil, com quase 3 mil metros de altitude. Localizado na Serra do Imeri, no extremo norte do País, próximo à fronteira com a Venezuela, possui significativo potencial para esportes de montanha. Além de localizado no interior de um Parque Nacional, o Pico da Neblina está em território Yanomami, sendo este o motivo de ser chamado de Yaripo, no idioma deste povo. 

Plano de Visitação Yaripo assegura o protagonismo dos Yanomami na gestão do ecoturismo e, neste sentido, as operações turísticas autorizada contam com o envolvimento direto dos indígenas na prestação dos diferentes serviços previstos. Assim, as operadoras interessadas precisam estabelecer parcerias com a Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes – AYRCA e da Associação de Mulheres Kumirayoma – AMYK.  

Os interessados em participar do processo de habilitação e credenciamento deverão atender às especificações constantes no edital, que será disponibilizado em: Edital — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (www.gov.br)      

Retomada da visitação 

A visitação pública foi interrompida em 2003, por recomendação do Ministério Público Federal, e retomada no ano passado, após anos de construção junto aos yanomamis, e outros atores, de um plano de visitação que fosse participativo, inclusivo e que respeitasse o território Yanomami, já que o Pico da Neblina é um local sagrado. 

O Plano de Visitação Yaripo foi aprovado em 2018 pelo ICMBio e em 2019 pela FUNAI. O primeiro processo de credenciamento de operadora turísticas aconteceu em 2020, no entanto, a Pandemia de COVID postergou a retomada das operações, que foram concretizadas com cinco expedições ao longo de 2022.   

Comunicação ICMBio – Edital de Credenciamento para Operação Turística no Pico da Neblina será lançado nesta segunda-feira (25) — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (www.gov.br)