Amapá – Operação Ágata Norte 2023

Prontidão e Operacionalidade na Operação Ágata Norte 2023 em Defesa e Proteção da Amazônia Oriental

Foto postada em: EB CMN

Calçoene (AP) – No período de 31 de agosto e 06 de setembro de 2023, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva realizou a Operação Ágata 2023, em Cooperação e Coordenação com Agências Nacionais, na Faixa de Fronteira da área de responsabilidade da Brigada Foz do Amazonas, a fim de dissuadir a ocorrência e a reincidência de delitos transfronteiriços e ambientais.

A Área de Operações da 22ª Bda Inf Sl na Operação Ágata foi delimitada na porção norte dos Estados do Amapá e do Pará, na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa (GUF) e com o Suriname. É constituída de grandes faixas despovoadas de floresta equatorial, com implicações decorrentes ao combate aos ilícitos, à vigilância, à preservação do meio ambiente e ao controle do acesso e trânsito.

Coordenada pelo Comando Militar do Norte (CMN), as atividades reforçam a presença permanente do Exército Brasileiro na proteção da região amazônica. A Tropa foi empregada com mais de 500 militares do Exército Brasileiro, composto pelas OM subordinadas à 22ª Bda Inf Sl – o  2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), sediado em Belém (PA), o 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), com sede em São Luis (MA), e o Comando de Fronteira Amapá / 34º Batalhão de Infantaria de Selva, em Macapá (AP).

A Operação Ágata Norte 2023, contou ainda, com 49 viaturas e dez embarcações, bem como, o emprego da sua capacidade tecnológica, proporcionando as ligações necessárias para a coordenação e o controle.

Durante as atividades foram realizados ações de Patrulhamento Fluvial e Terrestre (Pa Flu / Terr), desarticulação de garimpo ilegal, Posto de Bloqueio e Controle de Vias (PBCV) e Posto de Controle e Interdição Fluvial (PCI Flu), no combate e dissuasão de ilícitos transfronteiriços e ambientais. O Comando de Fronteira Amapá/ 34º Batalhão de Infantaria de Selva (Macapá-AP) montou base em Oiapoque (AP) e em Tiriós (PA), o 2º Batalhão de Infantaria de Selva (Belém-PA) e o 24º Batalhão de Infantaria de Selva (São Luís-MA) operaram em Calçoene-AP. A Operação contou, ainda, com o apoio de Agências da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Inserida no contexto da Opeção Ágata Norte, a “Mão Amiga” do Exército Brasileiro prestou Ações Humanitárias na Faixa de Fronteira da área de responsabilidade da Brigada Foz do Amazonas, no dia 05 de setembro, à população do município de Calçoene-AP. A comunidade foi assistida pelos militares da equipe de saúde do Posto médico de Guarnição de Macapá-AP, e do 2º BIS (Belém-PA), que na ocasião, realizaram 68 atendimentos em clínica médica geral e orientações de saúde, além de 21 atendimentos odontológicos com orientação de higiene oral, aplicação tópica de flúor, procedimentos de Restauração, Exodontias (extração) e limpeza, e ainda, distribuição de 73 kits de higiene oral.

A Força Terrestre sempre atua com eficiência e efetividade, para obter o efeito desejado de manter a integridade do nosso meio ambiente e defesa da soberania nacional.

PUBLICADO POR: COMANDO MILITAR DO NORTE EXÉRCITO BRASILEIRO – Prontidão e Operacionalidade na Operação Ágata Norte 2023 em Defesa e Proteção da Amazônia Oriental – Comando Militar do Norte (eb.mil.br) – (ver galeria de fotos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *